O Orçamento Não Funciona
Por: verarezzadori • 6/8/2016 • Dissertação • 338 Palavras (2 Páginas) • 382 Visualizações
ALUNA: Vera Rezzadori
O orçamento não funciona. Vamos consertá-lo?
O processo de elaboração do orçamento tornou-se algo demorado e complicado de ser feito, pois a tendência é de depreciar objetivos e supervalorizar resultados, tudo para conquistar os bônus prometidos.
O grande problema nas empresas ocorre não em função do orçamento, mas por este ser utilizado como base para a determinação de metas e recompensas. Para atingir as metas e conquistar os bônus, vale tudo, até mesmo fazer com que a empresa sofra impacto negativo nos resultados. A forma de melhorar as performances do orçamento, seria desvincula-lo dos bônus.
As manobras utilizadas para tingimento de metas e conquista do bônus, são usadas postergando despesas para o futuro, repassando ganhos do ano corrente para o ano seguinte quando a meta anual já estiver fechada e oferecer descontos astronômicos para vendas antecipadas, quando faltar números para o fechamento das metas no ano corrente. O grande problema disso tudo, são as informações que são geradas, pois ficam distorcidas e levam a resultados catastróficos, devido a manipulação de números.
O melhor a ser feito para acabar com isso, seria agraciar os gerentes com bônus por desempenho, baseado em rendimento do que realmente fazem, e não pelo que dizem fazer, isso inclusive para os bônus não monetários. Desta maneira o orçamento cumprirá seu papel que é fornecer as bases para boas decisões comerciais e possibilitar a efetiva coordenação das unidades.
Para o sucesso de um programa linear de bônus, deve-se levar em conta os seguintes detalhes: os sistemas de avaliação de desempenho, o posicionamento da linha do bônus e o estabelecimento dos níveis mínimos e máximos de recompensa.
As mudanças devem acontecer e precisam ser conduzidas pelos presidentes das organizações, que tem credibilidade para reorganizar as tropas.
Melhores informações conduzem a melhores resultados.
...