O PERFIL DO ADMINISTRADOR
Por: 9278 • 21/10/2015 • Artigo • 2.299 Palavras (10 Páginas) • 253 Visualizações
O PERFIL DO ADMINISTRADOR
UM ESTUDO SOBRE O FUTURO DA PROFISSÃO
Ana Clara Martins¹
Elenice Rodrigues da Silva²
Kamila Barbosa da Silva³
RESUMO
Este artigo tem como objetivo descrever o perfil do administrador suas características e seu papel no mercado de trabalho. No artigo iremos retratar os desafios dos profissionais de administração, pois vivemos em um cenário globalizado, competitivo e de mudanças rápidas no qual é essência para o perfil doe um bom administrador. Utilizamos como base para pesquisa o autor Chiavenato entre outros autores. As conclusões apuradas apontam que o mercado de trabalho cada vez mais exigente fazendo com que todos busquem uma formação e melhor qualificação, inovação criatividade, somando habilidades com técnicas de conhecimento para agregar ao mercado onde se encontra cada vez mais competitivas.
PALAVRA CHAVE: Perfil do Administrador. Características do Administrador. Mercado de Trabalho. Cenário Globalizado. Profissionais de Administração.
(ABSTRACT)
¹Graduando Administração/ Faculdade Iseib de Betim
²Graduando Administração/ Faculdade Iseib de Betim
³Graduando Recursos Humanos/ Faculdade Iseib de Betim
INTRODUÇÃO
O Artigo traz a administração como profissão, sendo que, o administrador é um profissional que tem uma visão ampla do empreendimento, e os administradores são profissionais essenciais, podendo trabalhar em diversos setores e segmentos do mercado.
A pesquisa apresenta as características que são desejáveis para o administrador como seu espírito de liderança, de empreendedorismo e de resolução de problemas, irá apresentar também sobre sua formação, onde ele deve buscar graduações e especializações de acordo com o seu perfil profissional, e desejo pessoal de crescimento e não deixando de ressaltar o que o mercado de trabalho espera deste profissional.
- – JUSTIFICATIVA
Procuramos pesquisar sobre o perfil do administrador, para compreendemos melhor o que ele tem aprendido em sua formação, e o que o mercado de trabalho deseja deste profissional. O profissional formado em administração de empresas, quando termina o seu curso tem um mundo de oportunidades e de direções diferentes que ele pode tomar. Através desta pesquisa, compreendemos que esse profissional é chave do sucesso de muitos empreendimentos devido ao seu amplo conhecimento, mas que para conseguir esse sucesso ele deve buscar especialização, pois ele é conhecedor de diversas áreas da empresa e seria melhor que ele buscasse mais conhecimento naquilo que ele mais se identificou.
3.0 - REFERENCIAL TEÓRICO
3.1 - ADMINISTRAÇÃO COMO PROFISSÃO
Administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Criam métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e orientações. O objetivo é evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados, gastos desnecessários ou outros problemas que gerem desperdício, ineficiência e prejuízo à produção.
Seja nas indústrias, comércio, organizações de serviços públicos, hospitais, universidades, instituições militares ou em qualquer outra forma de empreendimento humano, a eficiência e eficácia com que as pessoas trabalham em conjunto para conseguir objetivos comuns depende diretamente da capacidade daqueles que exercem função administrativa. (...) A Administração, como veremos adiante, está sendo considerada a principal chave para a solução dos mais graves problemas que atualmente afligem o mundo moderno. (CHIA-VENATO, 2000, pág. 5).
Podem trabalhar em diversas áreas das empresas: material, marketing, produção, organização e métodos, recursos humanos, administração financeira, para Carvalho (2009 p.25) ‘’o atual administrador deverá ter conhecimento do seu verdadeiro papel, os conhecimentos que lhe serão necessários e quais habilidades lhe serão exigidas, para conseguir se sobressair num ambiente acelerado e de mudanças.
Temos hoje milhares de jovens estão sendo direcionados todos os anos, através dos cursos superiores de administração a desempenharem este papel profissional e social, vem à tona uma reflexão necessária e urgente não apenas sobre a profissão do administrador em suas variadas formas, mas, sobretudo da formação que estes indivíduos recebem de várias instituições de ensino de Administração no mundo.
- CARACTERÍSTICAS DO ADMINISTRADOR
Cada profissional tem um jeito de trabalhar todos têm defeitos, qualidades, dificuldades, fraquezas e forças, mais todo administrador deve ter determinadas habilidades, características fundamentais para ser um profissional de sucesso. Kanitz (2006 p.22) defende que o administrador é um conciliador, político hábil, um líder que medi forças difusas a fim do sucesso da organização.
Segundo Azevedo (1992 p.6), as principais causas de insucesso nas empresas brasileiras são devido à falta de habilidade administrativa, financeira, mercadológica ou tecnológica do empreendedor, além da instabilidade econômica do mercado.
Todo administrador, tem que saber trabalhar em equipe, ter ideias inovadoras e criativas que irão agregar no crescimento da empresa, saber trabalhar sob pressão, estar aberto às criticas sejam elas construtivas ou não, saber a hora certa de ouvir e de falar.
Um bom profissional deve ser dedicado e buscar sempre estar se alimentando de novas informações tendo em vista o alcance dos objetivos da empresa, nunca deixando de lado a missão, visão e valores da sua empresa.
3.2 - O ADMINISTRADOR DE EMPRESA E SUA FORMAÇÃO
O surgimento do administrador foi desenvolvido através das indústrias. De acordo com Avediani (2010, p.24), "as novas tecnologias, a dinâmica acelerada do mercado e a guerra por talentos estão criando oportunidades e mudando a forma de pensar a carreira”. Com isso houve a separação entre propriedade e administração, com o crescimento das empresas surgiu modelos novos de administradores, pois havia constantemente mudanças no mercado e na diversificação de produtos e serviços, mudando também a forma de concorrência pelo fato da tecnologia ser bastante procurada.
...