O PLANEJAMENTO DE CARREIRA
Por: Junior Silva • 18/6/2019 • Trabalho acadêmico • 550 Palavras (3 Páginas) • 142 Visualizações
I.T.B INSTITUTO TÉCNICO DE BARUERI
PROFESSOR MUNIR JOSÉ
FRANCISCO JAIR DA SILVA JUNIOR
PLANEJAMENTO DE CARREIRA
BARUERI
2016
01-) Qual a principal ideia defendida pela autora no que se refere ao planejamento de carreira?
A autora defende que devemos ter uma mente aberta e receptiva para novos aprendizados, sendo assim, através dos aprendizados obter novas experiências. O profissional desenvolve sua própria carreira sem depender de terceiros ou da situação atual do mercado, como se fosse um negócio.
02-) Qual o conceito de carreira adotado pela autora?
O Conceito adotado pela autora é o mais conhecido (1982). São as sequências de posições ocupadas e de trabalhos realizados durante o período de vida de uma pessoa.
3-) Quais fatores podem influenciar o desenvolvimento de uma carreira?
A idade e as necessidades individuais.
04-) Descreva as habilidades necessárias para desenvolver uma carreira de acordo com cada etapa da vida profissional.
É necessário traçar metas de acordo com cada etapa da vida.
Primeira etapa: Os jovens entram para as organizações com os conhecimentos técnicos, porém, em sua maioria, não entendem as demandas e os anseios das organizações. Trabalhar com profissionais mais experientes pode suprir essa coluna.
Segunda etapa: o sucesso nessa fase vai depender da segurança do profissional, de sua autoconfiança.
Terceira etapa: o profissional já possui capacidade de atuar como mentor dos iniciantes, ampliar seus interesses e ações externas da organização. Os profissionais nessa fase se concentram em treinamento e interação com os outros. Contudo, a responsabilidade do trabalho de outras pessoas pode acarretar em pressões psicológicas.
05-) Identifique sua personalidade considerando a tipologia de Holland.
Minha personalidade enquadra-se perfeitamente no perfil social, gosto de lidar com pessoas e fujo de tudo que seja metódico e muito realista. Gosto de trabalhar com situações e pessoas com perfis diferentes, aliás, aprendemos muito mais com as pessoas “difíceis” do que com as que são fáceis de lidar.
06-) Analise o Estudo de Caso “Vista a camisa de seus pontos fortes” e escreva sobre a ideia principal do texto.
Quando investimos nos nossos pontos fortes e acreditamos neles, tudo o que formos fazer relacionado com nossas habilidades será de uma forma mais eficaz, porque cada pessoa tem algo na sua vida que é realizado da melhor maneira, geralmente porque essa pessoa possuí mais facilidade para realiza-la, o que chamamos de “pontos fortes”. Seria de fundamental importância, as organizações darem suporte para que seus funcionários desenvolvam suas habilidades. Sendo assim, tanto o funcionário ganha com isso, quanto a empresa também ganha, porque o funcionário estará desenvolvendo suas habilidades mais fortes, gerando lucro para empresa.
...