O PLANO DE MARKETING
Por: Wesley Paulino • 21/12/2020 • Trabalho acadêmico • 2.225 Palavras (9 Páginas) • 157 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
[pic 3]
PLANO DE MARKETING
Junho de 2020
[pic 4]
Sumário
PLANO DE MARKETING 1
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
1. Análise ambiental da empresa 5
1.1. Macroambiente 5
1.2. Ambiente operacional 6
1.3. Ambiente interno 7
2. Pesquisa de mercado e possíveis resultados 7
3. Análise competitiva 13
4. Proposta de comunicação de marketing 14
CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
Elaborado por: Weley Paulino
Disciplina: Marketing 05-20
Turma: ONL016GA-ZOGEBH08T1
Introdução
Este trabalho tem como objetivo demonstrar que as Estratégias de Marketing são importantes para o sucesso das empresas do Grupo ArcelorMittal. Através delas, os consumidores podem conhecer melhor os produtos e serviços como um todo. Desta forma, as estratégias de marketing auxiliam na conquista de novos compradores, na fidelização dos clientes na alavancagem das vendas e no aumento da lucratividade.
Mediante essa pesquisa, foi analisada a loja Virtual (https://loja.arcelormittal.com.br/) que vende produtos por meio de terminais multimídia, com vendedores orientando os clientes, sem necessitar de produtos em exposição ou no estoque. A empresa ArcelorMittal é composta por um grupo de empresas coesas. Trabalha nas áreas de extração e indústria de transformação em escala mundial. Mantém um centro de pesquisas tecnológicas para melhor aproveitamento do aço e trabalha constantemente para que seus produtos fiquem cada vez mais fortes e competitivas.
A empresa é considerada atualmente o maior grupo mundial produtor de aços longos e planos. No Brasil, é a maior produtora de aços longos. Sem dúvida, a empresa ArcelorMittal desenvolve todas as suas estratégias com o objetivo de conquistar novos clientes, oferecendo os melhores produtos e serviços, com o intuito de encantar e superar as expectativas.
Desenvolvimento
- Análise ambiental da empresa
Por ser a primeira fase do processo de marketing, torna-se fundamental para a obtenção de resultados eficazes, a tarefa de mapear as variáveis ambientais a serem classificadas e examinadas. Foram mapeadas variáveis realmente pertinentes à organização para a qual a análise ambiental foi realizada. O maior condicionante do processo é o âmbito de atuação da organização, o qual foi determinado na primeira etapa do processo de formulação do planejamento estratégico.
Como a empresa é multinacional atuante em vários países, é de suma importância a visualização detalhada dos cenários políticos, econômicos, culturais e sociais de cada país onde atua ou pretende atuar. No caso específico deste estudo, dá se destaque à República Federativa do Brasil. Igualmente importantes seriam as variáveis relacionadas às estruturas competitivas de distribuição, de fornecimento, de financiamento etc. Nota-se que merecem similar atenção, as variáveis de todos os segmentos ambientais (macroambiente, ambiente operacional e ambiente interno).
A seguir apresenta-se algumas proposições, que julgamos úteis para o mapeamento das variáveis referentes aos três segmentos ambientais.
- Macroambiente
É notável o elevado grau de inter-relacionamento entre as variáveis de nível macro. Por exemplo, a variável econômica mercado de capitais é resultante de um composto de variáveis diversas. Como a empresa ArcelorMittal atua na indústria de extração e transformação mineral, e por tratar de setores primários da economia, a empresa é bastante suscetível às políticas externas. Fatores como: Política monetária; Legislação fiscal; Política econômica etc. influencia diretamente nos balanços e resultados da empresa, visto à necessidade da adaptação, mudança de margem para estudos e investimentos pré-existentes. Para uma avaliação do macroambiente da empresa, descreve-se abaixo algumas variáveis que se acredita terem influência direta na empresa:
1. Variáveis econômicas
Tem influência direta no fluxo de caixa da empresa, visto a possibilidade de alteração de impostos, taxas de cambio/ juros, aquisição de empréstimos para investimentos em novas tecnologias por exemplo.
2. Variáveis sociais
Como o produto da empresa é o aço, geralmente utilizado na construção civil, a construção de novos imóveis, investimentos em infraestrutura do país, grandes construções, tem correlação com a estrutura socioeconômica. Os produtos da empresa podem ter uso inclusive no dia a dia, como pregos e arames, que são itens de consumo residenciais.
3. Variáveis demográficas
Intrísecamente ligadas às variáveis sociais, o aço produzido é consumido de acordo com a densidade populacional; ou também de acordo com a taxa de crescimento demográfico.
4. Variáveis ecológicas
Apesar de ser requisito legal, a empresa se preocupa com os possíveis índices de poluição e transtornos que podem ser gerados à comunidade no entorno:
a) índice de poluição sonora;
b) índice de poluição atmosférica;
c) índice de poluição hidrológica;
d) índice de poluição visual;
e) legislação sobre uso do solo e meio ambiente.
...