O PLANO DE MARKETING
Por: Gabriel Santoro • 16/5/2022 • Trabalho acadêmico • 3.613 Palavras (15 Páginas) • 101 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
PLANO DE MARKETING
Agosto/2021
[pic 4]
Elaborado por: Gabriel de Oliveira Santoro
Disciplina: Marketing
Turma: 0721-1_23
Introdução
1 INTRODUÇÃO
O presente documento tem como objetivo realizar o estudo da companhia de capital aberto Natura. Um dos pinricipais motivos de seleção da companhia, é dado pelo fato da empresa torna-se a maior multinacional brasileira no setor de cosméticos.
Em um curto espaço de tempo, a Natura evoluiu significativamente no mercado atuante, cada vez mais presente no mercado, possui uma marca com forte impacto sobre seus consumidores. Por ser uma empresa focada em tecnologia, inovação e posicionamento sociais, sua forma de atuação e posicionamento de mercado, traz uma grande importância em seu desempenho realizado. O conjunto destes fatores permitiram que a natura performace um crescimento de uma marca sustentável ao longo dos anos.
Diante dos fatos expostos acima, o estudo vigente tem por sua motivação, analisar a trajetória da companhia ao longo do tempo, seu posicionamento de mercado, seu foco em inovação, suas diretrizes de políticas sociais e sustentabilidade. Ademais, objetiva-se descrever o contexto de sua liderança de mercado brasileiro de cosméticos, com atuação em 63 países.
Para atingimento dos objetivos, a proposta consite na elaboração de um plano de marketing da companhia. Segundo Kotler (2021), todas as estratégias e táticas devem estar integradas em um plano de marketing que possa ser efetivamente executado pela empresa de marketing. O desenvolvimento do documento permite a exploração de metas e ações com a finalidade de garantir a eficiência e liderança da companhia, preservando seu posicionamento de mercado e imagem social, permitindo um crescimento perene e sustentável.
Desenvolvimento
2 SUMÁRIO EXECUTIVO
A Natura é uma multinacional brasileira do segmento de cosméticos fundada em 1969.
A companhia acredita no potencial das relações, no poder cosmético e uso de forma consciente.
De acordo com dados divulgados no site da companhia, atingiu-se o número de mais de 100 milhões de consumidores, atráves de diversos meios de distribuição. Sendo o principal deles, venda direta, no qual conta com cerca de 1,7 milhão de consultoras em diversos países como, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru.
Além de seu crescimento expressivo orgânico histórico, a companhia realizou aquisições siginificativas nos últimos anos, adquirindo empresas como, Aesop, The Body Shop e Avon, aumentando significativamente sua presença internacional e faturamento global.
De acordo com dados divulgados em WIKPEDIA (2021), a companhia possui aproximadamente 40.000 mil funcionários, referência 2019 e valor de mercado de R$ 33,5 bilhões, referência 2020.
A seguir, evidencia-se a missão e visão da companhia:
Missão: promover o Bem Estar Bem
Visão: A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo. (VILLAS BOAS, 2019).
3 DESCRITIVO
Analisando-se o relatório anual de 2019, disponibilizado no site da companhia, com o cenário da pandemia causada pelo COVID-19, a companhia faz a seguinte sitação, a Natura reafirmou seu compromisso com cada pessoa, bem como sua crença no poder da interdependência e da união, como solução para o enfrentamento da pandemia. (NATURA, 2019)
No cenário atual, a companhia tem como foco o cuidado com seus colaboladores, consultoras, fornecedores, comunidades e sociedade, garantindo a integridade das partes relacionadas a empresa.
A seguir apresenta-se a análise SWOT da companhia, no qual consiste em um modelo amplamente utilizado em Administração e constitui uma ferramenta essencial para que o marketing alcance o sucesso do planejamento. (TEIXEIRA, 2021)
Fatores Internos | Forças (Strengths) | Fraquezas (Weaknesses) |
|
| |
Fatores Externos | Oportunidades (Oportunities) | Ameaças (Threats) |
|
|
4 PERSPECTIVAS
O presente estudo, tem por sua finalidade, atingir o objetivo de avaliar a situação atual da companhia Natura, obter dados relevantes do setor de atuação, analisar os pontos fortes e fracos da companhia, assim como os fatores externos. A partir do levantemento os itens citados, espera-se a definição de estratégias, metas e objetivos que permitam a perenidade da atuação da companhia, assim como seus resultados, liderança de mercado e posicionamento de marca.
Evidencia-se o fato da companhia citado no relatório anual, estamos o tempo todo nos desafiando a responder às necessidades do presente sem deixar de vislumbrar o longo prazo. Após dois anos de avanços do plano para revitalização do nosso modelo de negócios, com uma proposta de valor mais atrativa para nossas consultoras, presença multicanal e retomada do crescimento. (NATURA, 2019)
...