O PORTIFOLIO VITAL CARE
Por: michelilourenco • 29/9/2021 • Trabalho acadêmico • 3.491 Palavras (14 Páginas) • 103 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SANTO ANTONIO DO DESCOBERTO GO
29 de maio/2021
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
PASSO 1 4
PASSO 2 6
PASSO 3 7
PASSO 4 8
PASSO 5 10
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
Neste relatório irei trazer a temática da empresa de cosméticos Vital Care, uma indústria que tem como sua atividade principal a fabricação de shampoos, condicionadores e outros produtos cosméticos. Com o avento da pandemia, através do planejamento estratégico da empresa, verificou-se uma oportunidade de desenvolvimento de um produto saneante o “Álcool Care”, a ba se de álcool em gel para uso na assepsia das mãos.
Nosso desafio, será a elaboração de um relatório que conduza a Vital Care a utilizar as soluções m ais assertivas para a fabricação do álcool Care, seguindo as normas da lei e publicidades no geral. veremos também importantes fatores multiplicadores a fim de saber custos de produção e venda e também veremos o valor presente líquido a fim de saber o quanto de retorno terá sobre um investimento de meio milhão para patrocinar o produto em questão. Além de uma abordagem sobre importantes fatores para a formação de preço do produto, com objetivo de conhecer se o s custos de produção e venda.
DESENVOLVIMENTO
2.1 PASSO 1
Sabemos bem da importância de fazer de forma correta a higienização das mãos. Isso desde pequenos somos ensinados em casa e na escola, a lavar as mãos depois de ir ao banheiro, ou antes de comer.
Ir ao mercado, andar em transportes públicos, pegar um elevador, mexer em dinheiro, ir ao banco… cada atividade do nosso dia-a-dia pode representar milhares de bactérias, vírus, parasitas e fungos sendo depositados nas nossas mãos. Até mesmo as crianças estão expostas aos mais diversos tipos de germes que podem causar doenças sérias. Nos últimos meses também temos visto a importância da correta higienização das mãos na prevenção e combate ao novo Coronavírus.
Sabemos que, muitas vezes passamos horas sem acesso a uma pia com água corrente e raras vezes encontramos sabão em banheiros públicos. Por isso, a melhor alternativa é utilizar o álcool em gel para se livrar dos germes nas mãos.
Considerando que a Vital Care veicula propagandas e ofertas explorando o medo dos consumidores, mostrando, por exemplo, diversas pessoas contaminadas pelo Covid, de forma sensacionalista, no sentido de estimular o consumo do álcool gel.
1) estar-se-á diante de uma publicidade incorreta, abusiva, ou seja, propaganda abusiva é aquela que tem algum tipo de discriminação, incitação à violência, explora o medo ou superstição, se aproveita da condição de criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de levar o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à própria saúde ou segurança.
O CDC traz em seu texto, artigo 37, a definição legal do que é propaganda enganosa ou abusiva, bem como descreve, em seu artigo 67, o crime relacionado à prática das referidas condutas, com previsão de pena de detenção de até um ano e multa.
O fornecedor responde por danos decorrentes de publicidade enganosa ou abusiva, pois o Código de Proteção e Defesa do Consumidor - Lei 8.078/1990 estabelece as penalidades e responsabilidade pelos ilícitos penais que são praticados em decorrência da prática da publicidade enganosa e abusiva nos artigos 66 a 69 aplicando-se os procedimentos estabelecidos no Código de Processo Penal.
Art. 275 - Inculcar, em invólucro ou recipiente de produtos alimentícios, terapêuticos ou medicinais, a existência de substância que não se encontra em seu conteúdo ou que nele existe em quantidade menor que a mencionada.
2) não e de hoje que vemos empresas explorar o medo dos consumidores para ofertar o produto bem como grandes emissoras de tv que realizam as mesmas praticas abusivas apelado a informação. Veicular tais praticas e propagandas abusivas buscando o medo do consumidor para a maior venda possível é uma pratica abusiva e muito vergonhosa ferindo a integridade da marca e sujeito a processo e multa que pode chega ate milhões. Contudo apelar para uma propaganda sensacionalista onde mostra varias pessoas infectadas pela covid e assim vindo o álcool gel na qual acaba com o vírus, isso o consumidor entende que se comprar este álcool gel estará livre do mesmo durante seu uso.
No artigo 36 no código de defesa do consumidor diz que a publicidade e propaganda tem que estar de tal forma que seja fácil o entendimento e, contudo, real, vale ressaltar também que nem todas as grandes marcas seguem este tipo de lei, algumas apelam e compram o encarregado disso que é o caso de emissoras de TV.
3) A responsabilidade pela publicidade exposta ao consumidor é de todos aqueles que concorrem para a sua apresentação, conforme dispõe expressamente o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, em seu art. 3º: “Todo anúncio deve ter presente a responsabilidade do Anunciante, da Agência de Publicidade e do Veículo de Divulgação junto ao Consumidor. ”
...