O PROCESSO DA EMOÇÃO
Por: Eduardo Luiz Moura • 25/11/2018 • Artigo • 604 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
O PROCESSO DA EMOÇÃO
Para compreender as emoções, é importante localizar seu surgimento no contexto em que se apresentam, pois sua significação depende das interações entre a pessoa e seu ambiente. É o processo da emoção que torna possível o fluxo e a transformação dos estados emocionais ao longo do tempo. Apesar disso, as emoções também causam oposições e bloqueios que marcam a história de cada pessoa, com seus altos e baixos, momentos de felicidade e infelicidade, êxitos e fracassos e etc.
Lazarus explica a emoção como um processo que abrange quatro fases: a antecipação, provocação, preparação da ação e estado emocional.
ANTECIPAÇÃO
A consciência é contínua: ela faz a síntese das experiências passadas e das antecipações no momento presente. A capacidade de antecipar o futuro permite que o indivíduo, consequentemente, se prepare para ele e, algumas vezes, mude alguma coisa na esperança de prevenir ou melhorar a situação. Como a antecipação gera expectativas, a posição de um indivíduo em uma situação não é jamais neutra. Além disso, as expectativas das pessoas refletem no estresse psicológico.
PROVOCAÇÃO
A provocação da emoção é produzida por qualquer estímulo, interno ou externo, que cause uma interrupção no desenrolar do pensamento ou da ação da pessoa e põe em movimento um processo de avaliação dos estímulos em função da importância que eles têm para a pessoa. Esses diversos tratamentos a que são submetidos os estímulos levam a uma das seguintes conseqüências: 1 – a pessoa sofre um dano ou obtém um benefício; 2 – a situação que era julgada má pela pessoa, continua sendo má ou melhora; 3 – a situação que era julgada favorável pela pessoa, continua sendo favorável ou piora.
PREPARAÇÃO DA AÇÃO
Assim que a emoção é provocada, ela causa uma tendência à ação e a diversas condutas de adaptação. Nesse sentido, a emoção pode ser concebida como um dispositivo de regulação da passagem ao ato. A emoção também é um dispositivo de direcionamento da conduta individual porque influencia os interesses e a motivação da pessoa.
ESTADO EMOCIONAL
A transação entre a pessoa e seu meio ambiente termina num estado emocional que reflete a avaliação da relação do bem-estar das pessoas. O estado emocional pode ser percebido pelos outros e os informa das intenções e disposições da pessoa. As emoções tornam-se, portanto, um dispositivo de comunicação com o outro.
A QUANTIDADE DE EMOÇÕES
Enquanto o estresse é geralmente considerado como um fenômeno unidimensional, o mesmo não acontece com as emoções, no qual existem pelo menos 15 diferentes. A análise das emoções permitiu reconhecer modos de expressar as emoções comuns a todas as culturas humanas.
- Alegria = agradável e profundo de bem-estar
- Surpresa = admiração provocado pelo inesperado
- Medo = alerta e pavor provocado pelo perigo real ou suposto
- Tristeza = dor, abatimento e sofrimento
- Desgosto = repugnância de alguma coisa
- Desprezo = indiferença em relação a alguém ou algo
- Vergonha = mal-estar moral causado desonra ou inferioridade
- Culpa = mal-estar moral por ter feito algo errado ou agido mal
- Ansiedade = agitação e inquietude
- Inveja = cobiça acompanhado de irritação contra alguém que possui algo que não se tem
- Ciúme = temor e amargura acompanhado de irritação contra alguém que se atribui uma ameaça de perda
- Felicidade = prazer gerado pela conquista
- Orgulho = satisfação e dignidade após o sucesso
- Esperança = segurança e convicção em um contexto desfavorável
- Amor = apego em relação a alguém
...