O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
Por: Lucas Menezes • 10/5/2022 • Trabalho acadêmico • 1.117 Palavras (5 Páginas) • 103 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO PIM I
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/2022
Nº. | NOME | RA |
01 | Lucas Menezes | 2235429 |
Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de dez páginas.
INTRODUÇÃO
O atual trabalho é parte integrada do currículo pedagógico da Universidade Paulista – UNIP EAD, em sua modalidade de Cursos Superiores de Tecnologia à distância. O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM tem como objetivo estrutural o desenvolvimento de um trabalho no formato de projeto, onde quem está cursando busca a inserção nas práticas de gestão fundamentais nos ensinamentos teóricos absorvidos nas disciplinas em cada bimestre letivo, através de pesquisa das características e práticas de uma organização real. Nesse PIM I, referente ao primeiro bimestre do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, faz-se um diagnóstico organizacional da empresa Petróleo Brasileiro S.A. no qual o objetivo é identificar suas práticas de gestão sobre o ponto de vista das disciplinas Fundamento da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informáticas.
O conhecimento é hoje um dos elementos mais importantes de qualquer organização, a aprendizagem e a capacitação estão diretamente relacionadas a um sistema de gestão de conhecimento.
- FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
O conselho Administrativo da Petrobras tem no mínimo sete e no máximo, onze membros, que são eleitos em Assembleia Geral de Acionistas para um mandato de até dois anos, no qual são aceitos no máximo três reeleições consecutivas. E de todos esses membros da Administração, sete deles são independentes. Já o conselho fiscal tem cinco membros, com mandatos menores, apenas de um ano, sendo possível a tentativa de se reeleger, sendo assim um indicado pelos acionistas minoritários da empresa, outro indicado pelos acionistas titulares de ações preferenciais e mais três indicados pela União, sendo um desses três indicado pelo Ministro da Economia, para representar o tesouro Nacional. E a diretoria executiva que tem por sua vez um presidente e oito diretores executivos eleitos pelo Conselho de Administração, com um mandato também de até dois anos, e no máximo três reeleições consecutivas.
A produção de derivados a partir do petróleo são basicamente, três passos principais.
- Destilação: Onde o petróleo é aquecido em altas temperaturas até evaporar, depois esse vapor volta ao estado liquido conforme resfria dentro da torre de destilação, em cada nível da torre é colocado um subproduto do petróleo.
- Conversão: É o método que faz as partes mais pesadas e de menor valor do petróleo em moléculas menores, onde se dá origem a derivados mais nobres, e aumenta o aproveitamento desse petróleo.
- Tratamentos: São os tratamentos para deixar os derivados à qualidade exigida no mercado, em um desses tratamentos é retirado o enxofre.
As relações humanas da empresa funcionam de uma forma meritocrática onde ela recompensa 20% dos seus melhores funcionário de cada ano com uma bonificação extraordinária, já os outros 70% ficam apenas com a participação de lucros e resultados da empresa, e os 10% que restam ficam vulneráveis a demissão.
A estrutura de governança da empresa é composta por: Assembleia Geral de Acionistas, Conselho Fiscal, Conselho de Administração e seus Comitês, Auditorias, Ouvidora-geral da Petrobras, Diretoria Executiva e seus Comitês.
- COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
A comunicação interna da empresa deixou de ser uma atividade secundaria e acabou se transformando em uma forte ferramenta estratégica no processo de comunicação, uma boa comunicação interna faz com que os colaboradores se comprometam mais com os seus objetivos e metas da organização além de deixá-los informados sobre o seu local de trabalho. Essa comunicação é dividida da seguinte forma: Comunicação institucional, Comunicação das áreas e Subunidades da empresa, que são exploração e produção, Abastecimento, Gás e Energia, e Tecnologia.
A parte responsável pela comunicação interna da empresa é a comunicação institucional que é dividida da seguinte forma:
- Comunicação interna e Relacionamentos;
- Relacionamento Institucional e Mídias Proprietárias;
- Patrocínio;
- Publicidade e Propaganda;
- Imprensa;
- Identidade Corporativa e Marcas;
- Atendimento Regional;
E as principais ferramentas utilizadas pela empresa para a comunicação interna são e-mails, redes digitais internas como o “Conecte” que é uma mídia social muito semelhante ao Facebook, eles também tem o portal “Intranet” onde recebem aviso, notificações e informações a respeito da empresa, além de outros como murais com informações nas areais sociais a respeito da empresa, palestras e reuniões mensalmente, e também utilizam os grupos no “WhatsApp” para passar informações de forma rápida, todas essas ferramentas são utilizadas para passar as informações da empresa diariamente, semanalmente e mensalmente.
...