O Planejamento Estratégico
Por: jeanlang • 7/5/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 2.873 Palavras (12 Páginas) • 157 Visualizações
Fluxograma para Planejamento Estratégico
[pic 1]
- ANÁLISE DO AMBIENTE
O primeiro passo para o planejamento estratégico é a análise do ambiente. Essa análise é extremamente importante pois fornecerá ao administrador dados para avaliar os riscos e oportunidades presentes em uma organização, descobrir seus pontos fortes e fracos, além de indicar as tendências do mercado, sinalizando o caminho que a empresa seguirá no futuro.
Certo e Peter dividem esse ambiente em 3 níveis distintos: o ambiente interno, o ambiente operacional e o ambiente geral.
- AMBIENTES
- Ambiente Geral
O ambiente geral é composto de componentes que possuem amplo escopo e pouca aplicação imediata para a administração da organização, muitos deles são incontroláveis pela organização. Isso não significa que eles não influenciem a administração, e que portanto não devem ser observados com tanta ênfase, porém os administradores devem prestar atenção para que a organização possa operar eficazmente e sobreviver.
- Componente Econômico
Indica como os recursos são distribuídos e usados dentro do ambiente.
- Componente Social
Descreve as características da sociedade na qual a organização existe.
- Componente Político
Compreende os elementos que estão relacionados à obrigação governamental.
- Componente Legal
Consiste da legislação aprovada, descreve regras e leis que todos os membros da sociedade devem seguir.
- Componente Tecnológico
Inclui novas abordagens para a produção de mercadorias e serviços.
- Ambiente Operacional
O ambiente operacional diz respeito às forças externas à organização, mas que possuem uma influência direta sobre ela. Isso inclui os clientes, os fornecedores, a mão-de-obra e a concorrência.
- Componente Cliente
Os clientes exercem poder de negociação na industria ao forçar os preços para baixo, exigir melhor qualidade dos produtos ou atuar como elemento de competição entre as empresas.
- Componente Concorrência
A rivalidade entre os atuais concorrentes dentro de um setor geram disputas de uns com os outros , principalmente pela concorrência de preço, introdução de novos produtos no mercado, publicidade e aumento da garantia aos clientes.
- Componente Mão-de-Obra
É composto de fatores que influenciam a disponibilidade de mão-de-obra, bem como capacidade intelectual da mão-de-obra exigida
- Componente Fornecedor
Para Bateman e Snell a escolha do fornecedor correto é decisão importante porque pode afetar o tempo de fabricação, a qualidade do produto e os níveis de estoque. Os fornecedores exercem poder de negociação ao ameaçar a elevação dos preços ou reduzir a qualidade dos bens e serviços fornecidos.
- Componente Internacional
A entrada de novas empresas ou a possibilidade de fusões com multinacionais gera competição com as empresas locais. Bem como costumes de novos locais ao quais se pretende adquirir novos mercados.
- Ambiente Interno
O ambiente interno diz respeito ao ambiente que está dentro da organização e que normalmente tem implicações imediatas e específicas na administração da organização. Neste âmbito, incluem aspectos organizacionais, de marketing, financeiros, pessoais e de produção.
- Aspectos Organizacionais
Trabalha integrado com os outros aspectos pois é responsável pela em oferecer uma vantagem competitiva a organização, a qual refere-se a estratégias diferenciadas, não sendo copiadas pelo concorrente.
- Aspectos de Marketing
É responsável pelo acompanhamento das principais atividades de marketing, identifica mercados e avalia a posição da organização dentro do próprio mercado chave.
- Aspectos Financeiros
Engloba a análise de domonstrativos financeiros, balanço patrimonial e demonstrativo de faturamento,e compara tendências históricas com projeções setoriais.
- Aspectos Produção
Engloba o fator de posição geográfica de maneira estratégica, a alocação de recursos físicos, bem como a correta utilização de novas tecnologias, oferece a empresa um fator competitivo muito forte.
- Aspectos Pessoais
Engloba todos os níveis da organização e seus empregados, focalizando as atividades chaves de recursos Humanos, como recrutamento, treinamento, relações trabalhistas, promoção, avaliação da qualidade de vida.
- RELEVÂNCIA DAS QUESTÕES ESTRATÉGICAS 🡪 3 AMBIENTES
- Relevância Alta
- Relevância Média
- Relevância Reduzida
- EXAME DO AMBIENTE
- Sistema Irregular
- Sistema Regular
- Sistema Contínuo
- ANÁLISE DE RISCOS E OPORTUNIDADES – SWOT
- PREVISÃO AMBIENTAL
- Opinião de Especialistas
- Extrapolação de Tendências
- Correlação de Tendências
- Modelagem Dinâmica
- Análise de Impactos Cruzados
- Cenários Múltiplos
- Previsão de Demandas e Riscos
- DIRETRIZ ORGANIZACIONAL
Para a elaboração de um Plano Estratégico, devem ser feitos inúmeras análises e observados diversos fatores ambientais e organizacionais, conforme abordagens anteriores, sendo todos estes, precedentes à formulação e implementação da Estratégia.
Um dos principais tópicos de precedência é o estabelecimento e conhecimento da missão e dos objetivos organizacionais da empresa, sendo que na ausência destes a empresa fica sem uma diretriz definida, sem um “norte”, o que favorece a elaboração de planos sem consistências e fadados ao fracasso.
Definir a missão e ter conhecimento da missão de uma empresa é um fator de extrema importância para todas as empresas, pois é ela que direciona e define o “norte” para todas as diretrizes, metas e objetivos organizacionais.
Assim, é de primordial importância que a Missão e os Objetivos Organizacionais sejam conhecidos, estejam claros e transparentes, e que haja concisão; pois é sua observância que garantirá que há consistência no Plano Estratégico desenvolvido pela empresa.
- MISSÃO ORGANIZACIONAL
Conhecer e ter a noção exata de qual é a missão da empresa permite um entendimento do contexto da empresa na sociedade e na indústria, favorece a consistência entre as diversas estratégias e diretrizes organizacionais, direciona corretamente a alocação de recursos nas diversas áreas organizacionais bem como estabelece responsabilidades dentro do organograma da empresa.
...