O Planejamento Operacional
Por: Polly Vieira • 30/5/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 570 Palavras (3 Páginas) • 181 Visualizações
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
O planejamento operacional é o planejamento dos meios e recursos a serem utilizados, envolvendo especificamente as operações e equipamentos internos necessários para produzir seus produtos e serviços. O planejamento operacional pode ser feito em etapas, transformando em um procedimento sistemático eficiente.
Para fazer o planejamento operacional, em primeiro lugar é necessário Fazer uma análise dos objetivos que são pretendidos. Para isso o objetivo principal se subdivide em objetivos menores. Tal fato é representado por uma estrutura analítica na qual o objetivo principal ocupa o topo. É importante fazer o maior número possível de subdivisões, tendo em vista que desta forma, será mais fácil atingir a meta principal. Os objetivos são definidos, na estrutura analítica, por substantivos.
Após isso, é necessário ter uma previsão ou um monitoramento do uso do tempo que é representado pelo esforço necessário para alcançar um objetivo. Ele se divide em:
- Identificação das atividades: parte da forma como o objetivo é entendido. Para listar as atividades pode-se utilizar técnicas como o brainstorming, pois através da compreensão e criatividade serão definidas as atividades a serem desenvolvidas. As atividades são definidas através de verbos.
- Programação: A distribuição de uma seqüência de atividades ao longo do tempo necessário para a realização. Os responsáveis calculam o tempo que será gasto para cada atividade, em seguida colocam em sequenciamento as atividades realizadas.
- Cronogramas: é uma técnica de representação gráfica de decisões que mostra, dentro de um calendário, quando as atividades deverão ocorrer, servindo como um auxílio de gerenciamento e controle, permitindo de forma rápida a visualização do seu andamento. O cronograma pode ser representado através de unidades do calendário ou datas limite. Além disso, pode também conter uma parte em branco destinada à marcação da efetiva data que a atividade foi concluída.
- Diagramas de redes: Diagramas de redes são diagramas de precedências em que assinalam os tempos de execução das atividades. O diagrama de redes e desenhado de tal modo que o posicionamento e o cumprimento da atividade represente a sua duração.
A partir daí, é necessário planejar os recursos, ou seja, identificar quais recursos serão utilizados e preparar um orçamento para tais. A identificação de recursos é feita através de quatro categorias principais:
- Mão-de-obra: quantos funcionários serão necessários, tempo integral gasto, servicos terceirizados, etc.
- Material permanente ou investimento: quais equipamentos serão necessários, instalações, etc.
- Matéria consumo: Material de escritório, matéria de manutenção, combustível, meios de transportes, etc.
- Servicos: viagens necessárias, hospedagem, servicos especializados, estudos, etc.
Após identificados os recursos, deve-se preparar o orçamento através do custo unitário de cada recurso, da duração das atividades (que é multiplicada pelo custo unitário) e dos custos indiretos.
...