O Planejamento e Gestão
Por: Lipsamore1 • 23/8/2015 • Trabalho acadêmico • 764 Palavras (4 Páginas) • 205 Visualizações
O projeto de planejamento do ERJ-170
(p.1) O projeto do avião ERJ 170 utiliza a filosofia de Desenvolvimento Integrado do Produto (DIP), que visa garantir que os objetivos de desenvolvimento (de custo, qualidade, prazo...) sejam considerados simultaneamente e de forma eficiente, para que as metas audaciosas sejam alcançadas apesar dos recursos limitados. Para isso foram montados times multidisciplinares, além das atividades do DIP serem delimitadas por um plano centralizado e integrado.
(p.2) Relembrando a gestão da integração em projetos, na Embraer, assim como o WBS do Projeto ERJ 170, um projeto é dividido em cinco fases, com “Deliverables” bem definidos: As três primeiras fases referem-se ao processo de Desenvolvimento do Planejamento do Projeto e as duas últimas, à Execução do Planejamento do Projeto, tal como apresentado no esquema e em sua descrição a seguir.
(p.3) Destaca-se que o controle de mudanças é orientado de acordo com o Plano de Gerenciamento de Configuração e deve ter a aprovação do Conselho de Controle de Configuração (CCB).
Desenvolvimento do planejamento do projeto
(p.4) 1) Definições iniciais: identificação dos requisitos de alto nível para o desenvolvimento do produto, de acordo com o mercado, clientes, autoridades aeronáuticas, produção, suporte ao cliente, etc. e definição básica do produto.
(p.5) Deliverables: Plano Geral e Diretrizes do Projeto, WBS e SOW (Statement of Work), definição básica do produto.
(p.6) 2) Definições conjuntas: refinamento e validação da configuração inicial, produção de layouts detalhados de design e montagem, definição de interfaces entre os vários times multidisciplinares, através de ICDs (Interaction Coordination Documents).
O Projeto ERJ 170 possui parceiros responsáveis pelo desenvolvimento e fornecimento de pacotes de partes e/ou sistemas. Por isso, essa definição conjunta envolveu times de várias empresas de diferentes partes do mundo, localizados nas instalações da Embraer.
(p.7) Deliverables: Modelos geométricos (3D) validados, PSA (Product Structure Assurance), ICDs, definições do produto, planos de: produção, ferramental, certificação, publicações técnicas, testes, manutenção, GSE (Ground Support Equipment).
(p.8) 3) Projeto detalhado e certificação: Detalhamento do design dos elementos do produto, incluindo routings (seqüência de operações para fabricação, que inclui inspeção, montagem, teste, tratamento superficial, pintura e acabamento e recebimento), ferramental, GSE, catálogos e manuais e recomendações de provisão. Produção, teste e certificação dos protótipos.
Antes da produção dos protótipos, as configurações ficam congeladas durante o CDR (Critical Design Review). A partir desse momento todas as modificações ficam sujeitas ao controle e aprovação pelo CCB. Os parceiros não estão mais colocalizados na Embraer, mas dispersos pelo mundo em suas unidades.
(p.9) Deliverables: aeronave certificada e OEs (Ordens de Engenharia, de modificação do produto) aprovadas.
Execução do Planejamento do Projeto
(p.10) 4) Produção seriada. Produção, venda e entrega do produto. Mudanças do produto devido a correções e melhorias estão presentes, especialmente no início dessa fase.
(p.11) Deliverables: produto disponível para
...