O Planejamento pode ser dividido em três níveis: estratégico, tático, e operacional
Por: smolii_ • 21/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.609 Palavras (7 Páginas) • 1.910 Visualizações
RESPOSTAS
1 – O planejamento pode ser dividido em três níveis: estratégico, tático, e operacional. O nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral. No tático o principal desafio é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional. É utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. Já no planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático.
2 – As característica do planejamento estratégico são: Que tudo é projetado em longo prazo, que está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como um todo, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeito sinergético de todas as capacidades, competências e potencialidades da empresa.
3- O planejamento estratégico exige sete etapas, sendo elas: Determinação dos objetivos, análise ambiental externa, análise organizacional interna, formulação de alternativas, elaboração do planejamento, implementação e execução e Avaliação dos resultados.
4 – Os objetivos empresarias podem ser agrupados em quatro categorias, sendo elas: Lucro, Expansão da empresa, Segurança e Autonomia ou independência.
5 – Modelo shereholders prega que a empresa é considerada uma entidade econômica e deve trazer retornos aos seus donos, proprietários ou acionistas. Já o modelo stakeholders define a empresa como uma entidade social e que deve trazer retornos para todos os parceiros do negócio ou grupo de interesses.
6 – Os objetivos gerais da empresa são; estratégicos ou globais, ou seja, objetivos amplo do negócio tais como lucratividade e imagem no mercado. Objetivos táticos ou departamentais que são objetivos específicos de cada unidade organizacional como volume de produção. E por último são os objetivos operacionais que são só limitados a cada cargo ou tarefa.
7 - A APO é uma ferramenta administrativa por intermédio da qual os gerentes superiores e subordinados de uma empresa definem em conjunto suas metas comuns, especificam as áreas de responsabilidade de cada posição em relação aos resultados de cada indivíduo.
8 – Os fatores envolvidos pela análise do ambiente geral são: Fatores tecnológicos, Fatores políticos, fatores econômicos, fatores legais, fatores sociais fatores demográficos e fatores ecológicos.
9 - Os aspectos do ambiente de tarefa na empresa focalizados pela análise ambiental são : Consumidores ou usuários , ou seja, os clientes. Fornecedores de recurso. Concorrentes e Agências regulamentadoras.
10 – A análise ambiental de Porter descreve cinco forças competitivas que atuam na indústria sendo elas: Ameaça de novos entrantes, poder de barganha dos fornecedores, Ameaça de produtos substitutos, rivalidade entre os concorrentes e poder de barganha dos clientes.
11- Missão e visão organizacional, recursos empresariais disponíveis, competências atuais e potenciais, estrutura organizacional, tecnologia, pessoas e cultura organizacional.
12- Staff, style, skills, systems, structure, shared values e superordinate goal.
13- Planejamento conservador, planejamento otimizante e planejamento adaptativo.
14- Participação das pessoas, comunicação intensiva, preparação prévia do pessoal, reforço contínuo, avaliação sistemática e recompensas por resultados.
15- O Balanced Scorecard (BSC) foi inicialmente criado como um sistema de avaliação do desempenho organizacional. Em seguida, o BSC avançou para uma representação equilibrada e organizada de indicadores financeiros e operacionais com base em uma tabela (scorecard) com quatro perspectivas: Perspectiva financeira, perspectiva do cliente, perspectiva dos processos internos e perspectiva do aprendizado e do crescimento.
16- O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. O planejamento tático se refere ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negócio da empresa.
17- O planejamento tático apresenta as seguintes características: É sempre voltado para o futuro, se preocupa com a racionalidade de tomada de decisão, seleciona entre as várias alternativas disponíveis um determinado curso de ação, é sistêmico, é iterativo, é uma técnica de alocação de recursos de forma antecipadamente estudada e decidida, é uma técnica cíclica, é uma função administrativa que interage dinamicamente com os demais, é uma técnica de coordenação e é uma técnica de mudança e de inovação.
18- 1. Nível de decisões: o planejamento tático é decidido e desenvolvido nos escalões médios da empresa, isso é, no nível intermediário.
2. Dimensão temporal: o planejamento tático é dimensionado a médio prazo.
3. Amplitude de efeitos: as decisões envolvidas no planejamento tático abrangem partes da empresa, isto é, amplitude é departamental.
19- Processo decisório é o agregado de vários fatores que levarão a uma melhor alternativa para um resultado aprimorado seguindo os elementos desse processo. Os elementos do processo decisório são: Tomada de decisão, objetivos, sistema de valores, cursos de ação, estados da natureza e consequências.
20- Os três níveis de decisão são: Decisões estratégicas, decisões administrativas e decisões operacionais.
21 – O processo decisório pode ser descrito em quatro fases essenciais: Definição e diagnostico do problema, nesta fase envolve a obtenção dos dados e dos fatos a respeito do problema. Fase de Procura de soluções alternativas mais promissoras, nesta vem a busca de cursos alternativos de ação possíveis e que mostrem mais promissores para a solução do problema. Fase de Análise e comparação dessas alternativas de solução: é a fase na qual as várias alternativas de cursos de ação são analisadas, ponderadas e comparadas, no sentido de verificar tempo, custos e esforços. E por último a Fase de seleção e escolha da melhor alternativa como um plano de ação, nesta a escolha implica no abandono dos demais cursos alternativos.
...