O RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL
Por: Paulo Ricardo • 18/11/2021 • Artigo • 696 Palavras (3 Páginas) • 118 Visualizações
[pic 1]
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Diretoria Regional de Educação do Campo Limpo
CEMEI Carmelo Cali
RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL
Nome:
Data de nascimento:
Professoras: Turma:
Frequência:
Percurso coletivo
Iniciamos o ano de 2021 com desafios muito diferentes dos anos anteriores. Após quase um ano de pandemia e escolas fechadas, retornamos para as aulas presenciais com o desafio de atender as crianças que mais precisavam frequentar o espaço escolar, e ao mesmo tempo, atender também às crianças que estariam em casa.
As famílias que desejavam enviar as crianças para a escola preencheram uma pesquisa realizada pela Prefeitura de São Paulo, e a partir dessa pesquisa e de critérios estabelecidos a partir da Instrução Normativa n° 1, de 28/02/2021 (que estabelecia prioridade para as crianças mais velhas, com irmãos na escola ou em situação de vulnerabilidade social), a escola organizou internamente as listas de crianças que iriam frequentar o espaço escolar presencialmente.
Recebemos as crianças na escola e no Google Sala de Aula a partir do dia 15 de fevereiro. Nas primeiras semanas, as propostas realizadas presencialmente com as crianças e bebês, especialmente as rodas de conversa, tiveram como principal foco a formação de vínculos, a escuta atenta das crianças, seus sentimentos e inquietações, e a construção dos combinados com as turmas. Além disso, ressaltamos a importância de garantir os protocolos de segurança, evitando ao máximo o contágio por Covid 19 dentro da escola.
Nesse mesmo momento, a equipe de professoras passou a orientar as famílias das crianças que não estariam frequentando presencialmente a escola a utilizar o Google Sala de Aula. As propostas seriam disponibilizadas diariamente na ferramenta. Também foram criados grupos no WhatsApp com as famílias e professoras das turmas.
No primeiro semestre, as atividades foram suspensas em três ocasiões devido ao agravamento da pandemia tanto na cidade quanto na comunidade escolar. A primeira delas aconteceu em março, quando a pandemia atingiu seu pico na cidade de São Paulo.
Naquele momento, em razão da situação de emergência, a Instrução Normativa SME Nº 8/2021, antecipou o recesso escolar que seria em julho, para os períodos de 17 a 09/04/2021. Os feriados também foram antecipados: “Corpus Christi” de 2021 e 2022, “Consciência Negra” de 2021 e 2022 e o aniversário da cidade de 2022. Dessa forma, entre os dias 17/03 e 11/04 as aulas foram suspensas em todas as escolas da Rede.
A Unidade Escolar também vivenciou dois momentos de fechamento devido ao agravamento da pandemia. Foi constatado um surto de casos dentro da unidade, tanto em adultos quanto crianças, e por orientação da Unidade Básica de Saúde parceira, os períodos de interrupção aconteceram entre 19 de maio e 2 de junho, e também entre os dias 24 de junho e 7 de julho.
...