O RELATÓRIO ROTERIZAÇÃO PRINCIPAL
Por: sampaio09 • 7/8/2015 • Relatório de pesquisa • 1.279 Palavras (6 Páginas) • 120 Visualizações
SENAI | |
TÉCNICO EM LOGÍSTICA – TURNO MANHÃ
DISCIPLINA: GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO
PROFESSOR: KLAYTON CARDOSO
RELATÓRIO
EQUIPE: Alexandro Victor
Bruna Hellen
David Anderson
Míria Clara
Rayllene Nascimento
Fortaleza, 07de abril de 2015.
INTRODUÇÃO
Neste relatório, iremos demonstrar a aplicação da roteirização de transportes em uma cidade. Este é um método utilizado para trazer melhorias ao setor de distribuição, ou seja, contribuir na otimização da entrega e coleta de produtos.
Como o transporte é na maioria dos casos, o responsável pelos altos custos logísticos dentro de uma empresa, procuramos maximizar o aproveitamento dos recursos disponíveis, identificando as melhores rotas que permitam a redução de tempo, distância e consequentemente reduzindo os custos.
Através de planejamento, haverá melhores prazos de entregas das mercadorias, levando a ganhos no relacionamento e manutenção dos clientes para a nossa empresa.
ROTEIRIZAÇÃO
Atualmente, o transporte representa um grande desafio de eficiência, entretanto, se houvesse maiores investimentos nesse setor poderíamos reduzir custos e garantir qualidade nesses serviços.[pic 1]
A roteirização é uma forma de programar as operações dos veículos de uma empresa, ajudando nos serviços de coleta ou entrega de materiais.
Com a informatização tornou-se mais fácil fazer o roteiro dos veículos, iniciando com a verificação de toda a região do ponto geográfico, zonas e situações momentâneas que podem surgir, já que em alguns locais os veículos não podem circular em certos horários. E também existem áreas de congestionamentos e altas distâncias que são pontos de atenção.
Por meio da definição de rotas mais eficientes para nossas necessidades de carga, obtemos uma série de ganhos e vantagens, dentre elas estão:
- Redução das distâncias necessárias para entregas e coletas.
- Ganhos de tempo nas operações.
- Melhor dimensionamento da carga e uso da frota.
- Racionalização dos recursos humanos e horas de colaboradores.
- Economia de combustíveis e também com pedágios.
- Redução dos gastos com manutenção de veículos, e etc...
Na cidade SENAI, localizada na Av. Padre Ibiapina, 1280- Jacarecanga, foi proposto realizar uma roteirização, tendo como início a recepção e finalizando no estacionamento dos alunos.[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
Inicialmente, procuramos conhecer todo o ambiente, verificando todos os possíveis trajetos para haver a locomoção dos transportes. Percebemos que existem quatro rotas primárias, que são aquelas mais acessíveis, e rápidas para chegar ao destino final.
A partir dos principais trajetos encontrados, surgem as rotas secundárias e terciárias que servem de apoio, caso haja qualquer imprevisto no trajeto, como por exemplo: manifestações, acidentes, entre outros.
Para chegar ao destino final, foi feito um planejamento detalhado, e a partir daí optamos por rotas seguras, com baixa incidência de roubo de cargas, evitando áreas de cruzamentos, e o resultado é o melhor rendimento da frota, reduzindo os custos com frete e combústivel.
Procuramos entregar os produtos aos seus destinos com eficiência no tempo planejado, e dessa maneira conseguiremos preservar nossos clientes.
VEÍCULOS UTILIZADOS NA ROTEIRIZAÇÃO
Existem vários tipos de caminhões que circulam diariamente por todas as rodovias no Brasil, e que levam diferentes cargas para diversos locais.
Como forma de segurança, O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) limitou um peso máximo por eixo que pode ser carregado pelos veículo, esse limite imposto deve-se ao fato que quanto maior a força que os pneus aplicam sobre a camada de asfalto, maior será a deterioração deste asfalto. Dessa maneira, os caminhões podem levar muito peso, desde que ele esteja distribuído por vários eixos (maior número de rodas para distribuir o peso da carga). Por isso, existem vários tipos de caminhões. Na cidade Senai serão utilizados três tipos.
Veículo Urbano de Carga (VUC)[pic 7]
O VUC é o caminhão de menor porte, mais apropriado para áreas urbanas. Esta característica de veículo deve respeitar as seguintes características: largura máxima de 2,2 metros; comprimento máximo de 6,3 metros e limite de emissão de poluentes. A capacidade do VUC é de 4 toneladas.
[pic 8]
TRUCK
Truck é um caminhão que tem o eixo duplo na carroceria, ou seja, dois eixos juntos. O objetivo é poder carregar carga maior e proporcionar melhor desempenho ao veículo. Usado principalmente para o transporte de mercadorias por longas distâncias, este tipo de veiculo pode suportar maior carga ao mesmo tempo que não compromete o desempenho do caminhão. Um dos eixos traseiros deve necessariamente receber a força do motor. Sua capacidade é de 10 a 14 toneladas, possui peso bruto máximo de 23 toneladas e seu comprimento é de 14 metros. [pic 9]
...