O Relatório Logístico
Por: Diego Santos • 17/4/2022 • Relatório de pesquisa • 1.518 Palavras (7 Páginas) • 143 Visualizações
Analise do processo logístico
Um estudo de caso em uma empresa distribuidora de bebidas
Introdução.
Essa pesquisa foi desenvolvida em um centro de distribuição direta (CDD) em Uberaba, afim de pesquisar todo o processo e criar um relatório de analise logístico para obter maior conhecimento da área de logística, como o mundo está em constante mudança e os mercados cada vez mais exigentes, as empresas que tentam se manter competitivas estão procurando novas maneiras de fazer as coisas, as melhorias no desempenho logístico não resultam mais do ajuste fino de seus próprios sistemas de logística, mas devem agora resultar da integração com seus fornecedores e clientes. Preços mais atrativos para os clientes. Com foco em qualidade e sustentabilidade, o processo logístico do cdd segue padrões de excelência e conta com uma plataforma tecnológica que gerencia todas as fases operacionais.
Transporte de cargas: A logística do cdd trabalha com frota própria e terceira, com operações realizadas principalmente por transportadora terceirizada. É de responsabilidade de ambos sustentar dois pilares: custo e nível de serviço. a grande maioria dos transportes é realizado por transportadoras especializadas que possuem contratos permanentes e firmes com o cdd para a operação constante e permanente das cargas. Também utilizam o modelo de contratação spots (freteiros), com o atendimento a demandas eventuais e específicas. Esse modelo corresponde a uma pequena parcela dos fretes e os parceiros não têm uma operação dedicada exclusivamente ao cdd.
Gerenciamento de entregas: o cdd em parceria inicial e posteriormente a compra de uma empresa de tecnologia móvel passou a utilizar um sistema com solução móvel de gerenciamento de entregas em tempo real, toda a rota da companhia já conta com o sistema, que roda em smartphones e fornece informações em uma única interface que torna proativo e eficiente a distribuição. Todos os caminhões utilizam o sistema e hoje conseguem ter maior controle de todas as atividades durante as entregas. Além de tornar o trabalho das equipes de entrega mais fácil e produtivo, estreitam o relacionamento com os clientes. eles podem acompanhar o status das entregas de maneira online.
Gestão de entregas: foi observado que embora tendo hoje um sistema tecnológico muito eficiente não é o suficiente para uma boa gestão de entregas, quando a falhas no processo e isso e inevitável, e gera vários prejuízos, o controle de estoque está sempre atento aos produtos porem quando a uma quebra de fefo por exemplo pode gerar devolução dos produtos por datas próximas ao vencimento, a inversão de produtos também e um grande impacto na gestão de entregas, isso gera uma insatisfação do cliente devido à falta de produtos, datas críticas e atraso nas entregas, isso também gera reentregar a mercadoria com custo zero de frete para corrigir a falha, a gestão deve ser dedicada e incisiva para evitar vários prejuízos.
Nível de serviço logístico: Sobre nível de serviço, a cultura da empresa está voltando para encantamento do seu cliente que em suas maiores interações são B2B. Logo, garantir produtos inteiros no mercado, frequências de entrega, comunicação ativa são assuntos sempre relevantes na operação da empresa tanto quanto a integridade e qualidade dos produtos entregue.
Eficiências logística: A empresa acredita na construção de relações positivas com todo o ecossistema, que inclui os parceiros logísticos. São eles que garantem que produtos cheguem a cada consumidor, com o mesmo padrão de qualidade. Por isso, foi desenvolvido diversas iniciativas para promover não só a excelência do trabalho dos parceiros, mas também o respeito, a ética e a sustentabilidade. Só vale se for sustentável para todos. Com foco em qualidade e sustentabilidade, o processo logístico segue padrões de excelência e conta com uma plataforma de tecnologia que gerencia todas as etapas da operação. Altamente tecnológica, a plataforma oferece aos motoristas diversas ferramentas com soluções para melhorar a alocação de transportes, otimizar as rotas de entrega e reduzir o impacto ambiental da emissão de gases poluentes, já que os caminhões ficam menos tempo circulando.
Planejamento logístico: Para o custo é planejado todas as entregas em caminhões mais cheios possível para que precise de menos viagens e menor custo. O máximo do caminhão é determinado a partir do dimensionamento dele ou a partir do máximo que a equipe de entrega pode trabalhar em sua jornada. As quantidades de frotas e de equipes são planejadas sempre antecipadamente a partir de uma estimativa do volume do mês feita junto ao mercado, espera-se sempre um volume de bebidas mais forte em épocas de climas mais quentes e próximo a eventos festivos.
Organizacional: A logística tem um grande efeito nos resultados organizacionais, pois 50% dos resultados da empresa depende diretamente da logística como um indicador de resultados positivos, todos os processos da logística define tanto uma distribuição efetiva quanto uma qualidade e integridade dos produtos, sempre respeitando a cultura e princípios que são o grande destaque da empresa.
Gestão de transportes: E de extrema importância ter uma boa e gestão não área de transporte tanto a Roteirização, Rastreamento dos veículos, Gestão de ocorrências, Orçamento, provisionamento de custos, Controle de documentos e monitoramento, e um pilar que contribui para o sucesso da logística.
Profissional da área: A preocupação não e apenas com todo o ecossistema operacional, querem também tornar o mundo um lugar melhor. Por isso, os colaboradores precisam de autonomia em um ambiente psicologicamente seguro para serem autênticos e, portanto, sempre inovar e questionar.
Os colaboradores são o maior patrimônio da empresa! Por isso, e cuidado diariamente do desenvolvimento pessoal e profissional de todos. São incentivados o aprendizado contínuo e a coragem de assumir riscos de longo
...