O Seminário Integrador
Por: Ana Paula Mariano Nascimento • 14/5/2018 • Resenha • 335 Palavras (2 Páginas) • 170 Visualizações
Seminário Integrador
Atividade Avaliativa II
Ana Paula Mariano Nascimento
Pólo: Nova Iguaçu Matrícula: 17213110414
Artigo(s) de referência: COELHO, Fernando de Souza; NICOLINI, Alexandre Mendes. Revisitando as origens do ensino de graduação em administração pública no Brasil (1854-1952) Ver. Adm Pública – Rio de Janeiro 48(2):367-388, mar./abr.2014
Repostas ás questões propostas:
- É possível identificar o objetivo do texto em duas passagens conforme abaixo:
“O objetivo deste artigo é rever as origens desse ensino para compreender sua evolução e institucionalização na educação superior nacional”(COELHO E NICOLINI, 2014, p.367)
“... o objetivo deste artigo é passar em revista as origens desse ensino no país, com o propósito de compreender a evolução da idéia de instituí-lo na educação superior nacional (1854-1952)” (COLEHO E NICOLINI, 2014, p.369).
- Coelho e Nicolini (2014, p.369) apontam que este trabalho justifica-se pela importância de se conscientizar sobre a evolução histórica da área de conhecimento de administração no país e da considerável contribuição deste conhecimento para seu ensino e pesquisa.
- Foi na Segunda República – sobretudo no Estado Novo – que foram lançadas as bases para o estabelecimento de um Estado administrativo no Brasil. Com a eclosão do capitalismo industrial no país e o rompante processo de urbanização exigiu-se que o Estado dispusesse de investimentos na indústria de base e infraestrutura em diversos setores e como forma de desobrigar-se destes encargos o Estado seguiu com a criação de Instituições, ministérios e outros que, pudessem atender a esta expansão sendo este o momento em que se observa a necessidade da aplicação da ciência da administração como atividade profissional e campo de ensino e pesquisa.
- Os autores utilizaram a metodologia de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental.
- Foi no decorrer da segunda metade do século XIX, no interior das discussões nacionais sobre a ampliação do ensino comercial e da organização das faculdades de direito que se fez alusão pela primeira vez ao ensino superior de administração pública inicialmente proposta sob a nomenclatura de “curso de ciências sociais” traçado com enfoque jurídico. (COLEHO E NICOLINI,2014).
...