O Seminário Interdisciplinar
Por: Matheus Silveira Cangeri • 18/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.322 Palavras (6 Páginas) • 271 Visualizações
PESQUISA CIENTIFICA
Matheus Silveira Cangeri
Professor Tutor Externo: Juarez Camargo Borges
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Seminário Interdisciplinar I
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar e apontar as principais características de um conjunto métodos e normas constituintes do trabalho acadêmico científico, destacando suas devidas formulações, e conceitos da pesquisa científica, seu passo a passo e desenvolvimento Também têm como objetivo encontrar respostas para determinadas questões propostas para o desenvolvimento de um experimento ou estudo, de maneira a produzir novos conhecimentos que ajudem a fazer um excelente trabalho.
Palavras-chave: Planejamento; Regras; Métodos.
1.0 INTRODUÇÃO
A pesquisa cientifica é uma aplicação pratica de regras e métodos para o desenvolvimento de um estudo e a pesquisa é exploratória para construção da fundamentação teórica e para maior conhecimento sobre o tema.
O objetivo da pesquisa cientifica é apresentar quais são as etapas de planejamento da pesquisa; Apresentar quais são os principais elementos do paper; Apresentar quais são as regras de formatação; Identificar e apresentar quais são as principais fontes de pesquisa; Apresentar quais as regras de citações e referencias da ABNT para pesquisar;
2.0 PROCESSO DE PLANEJAMENTO DA PESQUISA
Segundo Severino (2003), antes de ser realizado um trabalho de pesquisa precisa ser planejado. O pesquisador precisa ter bem claro o seu objeto de pesquisa, como ele se coloca o problema, hipóteses, elementos teóricos, recursos instrumentais e quais etapas pretendem percorrer.
Já Lakatos (2007) assevera que a pesquisa é um reflexivo sistemático, controlado e crítico permitindo descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.
Portanto para que seja um trabalho de pesquisa depara-se com vários fatores determinantes, ou seja, a capa contendo o tema do trabalho, desenvolvimento, as referências bibliográficas, considerações finais e vivenciar uma experiência problemática. As Etapas de planejamento da pesquisa são extremamente essenciais, primeiramente se deve ter a escolha do tema, logo após a revisão de literatura, a justificativa, a formulação do problema, a determinação de objetivos, a metodologia, a coleta de dados, a tabulação dos dados, a análise e discussão dos resultados.
Escolha do tema: deve se perguntar: “O que vou pesquisar?”, a pesquisa deve ser um assunto interessante para o pesquisador, uma área de interesse de um assunto que se deseja provar ou desenvolver.
Revisão de literatura: deve se perguntar: “quem já pesquisou algo semelhante?”, buscando trabalhos semelhantes ou idênticos, pesquisas e publicações na área. Na justificativa você deve saber o por que estudar esse tema, saber as vantagens e beneficios que a pesquisa ira trazer, a importância pessoal e você deve ser convincente.
Com a formulação do problema você deve saber quais respostas está disposto a responder, definir claramente o problema, delimita-lo em termos de tempo e espaço. Com a determinação de objetivos você deve saber o que pretende alcançar com a pesquisa, o objetivo geral – qual o proposito da pesquisa?.
Metodologia: é como se procedera a pesquisa, os caminhos para se chegar aos objetivos propostos, qual o tipo de pesquisa, se será utilizado amostragem, quais os instrumentos da coleta de dados, como foram construídos os instrumentos de pesquisa, qual a forma que será usada para a tabulação de dados e como interpretara e analisara os dados e informações.
Coleta de dados: você deve saber como será o processo de coleta de dados, como? Através de que meios? Por quem? Quando? Onde?. Na tabulação de dados você deve saber como organizar os dados obtidos, como os índices, cálculos estatísticos, tabelas, quadros e gráficos e por último com a análise e discussão dos resultados você deve saber como os dados coletados serão analisados e logo após vem a conclusão da análise dos resultados que você deve sintetizar os resultados obtidos, evidenciar as conquistas alcançadas com o estudo e indicar as limitações e reconsiderações.
3.0 ELEMENTOS DO PAPER E AS REGRAS DE FORMATAÇÃO
Os elementos do paper e as regras de formatação são extremamente importantes, com eles saberemos a forma correta de se produzir um estudo, um paper ou um trabalho cientifico, “... a estrutura ideal do paper: - Título - Nome do(s) autor(es) - Resumo e palavras-chave (condensam a essência do trabalho) - Introdução (texto coeso, principais elementos do projeto, objetivos) - Desenvolvimento (descrição da parte prática do trabalho) - Conclusão (considerações finais, resultados) ...” de acordo com Pellenz (2012).
Conforme Morreti (2017) sobre as regras da ABNT para formatação:
Numeração da página: a contagem começa na folha de rosto, mas só aparece a partir da introdução. Os algoritmos devem aparecer sempre no canto superior direito, a 2 cm da borda.
Margens: a superior e a esquerda devem ter 3cm de distância da borda. Já a inferior e a direita devem apresentar margem de 2cm.
Títulos: é importante que sejam escritos no tamanho 12 (sugestão de fontes: Arial ou Times New Roman).
Texto: o texto do TCC deve ser escrito com as letras no tamanho 12 e espaçamento de 1,5 entre as linhas.
Notas de rodapé: letras com tamanho menores que 12 e espaçamento simples.
4.0 PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA E AS REGRAS DE CITAÇÕES E REFERÊNCIAS DA ABNT PARA PESQUISAR
Existem diversos meios de se iniciar uma pesquisa, as principais fontes de pesquisa em que podemos procurar são em revistas, jornais, livros, documentos, em sites confiáveis da internet, porém, devemos ter cuidado pois existem regras que não nos permitem copiar certas coisas, e a copia de determinadas coisas podem ser consideradas plagio.
...