TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário Temático

Por:   •  15/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 6

 Bacharelado em Administração Pública - UFF / CEDERJ / UAB

Disciplina: Seminário Temático III

Nome da Atividade: Atividade Avaliativa I

Nome da aluna: Rosana de Almeida Machado

Pólo: Volta Redonda     Matrícula: 15113110286

Artigo(s) de referência: NOGUEIRA, Marco Aurélio. Público e Privado na formação social brasileira: Velhas, novas e novíssimas tensões. Ano: 2006.

Questões (1) (02 pontos) IDENTIFIQUE no através do resumo do artigo de Nogueira (2006), os objetivos do texto. TRANSCREVA-OS com suas palavras, de forma organizada em tópicos (exemplo: a, b, c).

a) Pesquisa na história brasileira acerca dos determinantes que favoreceram a intersubjetividade e eticidade na atuação dos brasileiros, e o porquê de neles se prenderem;

b) Entender e justificar a atuação dos governantes brasileiros de forma anti republicana, ou seja, o interesse individual se sobrepondo sobre os interes públicos;

c) A dificuldade encontra pelo país para atuar verdadeiramente como um país democrático e republicano.

d) Apesar de positivamente termo um sistema político e de governo, que negativamente, não atua da forma que deveria.

(2) (02 pontos) IDENTIFIQUE e EXPLIQUE as definições de corrupção apontadas no texto.

Segundo o autor “Não há corrupção apenas quando um agente público apropria-se indevidamente de fundos que existem para uso público ou faz valer a força de seu cargo para obter recursos para campanhas eleitorais ou para seu próprio enriquecimento, ou, ainda, quando um partido organiza um aparato arrecadador particular mediante a montagem de uma rede de empresas e órgãos públicos controlados e monitorados de modo privado.”, ele enfatiza que todos os fatos supracitados são atos de corrupção, entretanto ressalta que corrupção vai muito, além disso, esta nas pequenas coisas e atos, nos privilégios oferecidos, trocas de favor, presentinhos, uso do prestigio e do poder que lhe foi incumbido, e o principal, quando um servidor público, independente de cargo e função não atua como lhe é mister, no atendimento ao publico, com destreza, competência, dedicação e respeito ao publico. A corrupção vai alem das atuações, é intrínseca da “experiência humana como um todo” para o autor desejos e interesses se opõem a normas e controles.

(3) (02 pontos) Considerando o subitem “O século XIX”, EXPLIQUE a relação entre abolicionismo e constituição de uma ordem republicana no país.

No Século XIX a escravidão estava em alta e os movimentos abolicionistas começando a engajar, o Estado se apequenava diante do entrave das oligarquias dos coronelismos, e os audaciosos e bravos abolicionistas, os exploradores versus os libertadores. Em 1889, veio a República, mas ela veio apenas na nomenclatura, uma vez que a colônia ainda estaca enraizada, no âmago de nossa nação, somente após a Revolução de 1930, como vemos mais de40 anos, para que desentranhássemos a escravidão, que ainda sobrevoa e assombra o país, por fim a republica, nessa época, foi “proclamada pelo exército e acabou monopolizada” posteriormente pelos republicanos paulistas da burguesia agrária.

 (4) (02 pontos) Considerando o subitem “República, Anos 30”, EXPLIQUE a relação entre Estado, capitalismo e República.

Como dito no Item anterior, foi com o advento da Revolução de 1930 que a essência da Republica foi introduzida no Brasil, conforme bem explicitou Nogueira (2006) “Representando um privilegiado momento do processo de construção do Estado, da reorganização urbano-industrial e da luta democrática no Brasil, a década de 1930 conteve em si a tentativa de atualizar a modernidade prometida pela República de 1889” juntamente com a Revolução, veio a Republica, bem como o fortalecimento do Estado, outrora subestimado, a atuação do serviço público, movimento do capitalismo e juntamente com ela da classe operária, predominância dos sindicatos sobre os partidos políticos. Esse mesmo Estado foi evoluindo com a redemocratização de 45, o golpe de 64 e nova redemocratização de 85.

(5) (02 pontos) Considerando o subitem “Ditaduras, 1964”, EXPLIQUE a relação entre Ditadura, liberdade e democracia.

Conforme Nogueira (2006) a Ditadura perdurou até 1845, porém a democracia durou pouco, pois em meados de 64 um duro golpe militar nos infringiu, nessa instabilidade da existência da Republica ele sobreviveu aos solavancos. As ditaduras ao inverso da Republica, tolhem a liberdade e a democracia, deteriorando também a educação cívica e a cultura democrática, pois “Só pode existir República – e, portanto, cultura republicana – quando os homens interagem uns com os outros em condições de liberdade, de igualdade fundamental e de ‘Paidéia’, isto é, de formação do homem ético.” Infelizmente, em decorrência dessa instabilidade a redemocratização não foi tão afoita e bem sucedida como planejado, normalização que só aconteceu com o advento da Carta Magna de 1988.

(6) (3,5 pontos) LEIA as orientações sobre como produzir fichamentos, resumos e resenhas do artigo de Santos (2009). Em seguida, FAÇA UM RESUMO do contexto geral do país entre 1964 e 184, APONTANDO as consequências do período ditatorial para a constituição da ordem republicana no país.

Em 1964 é decretado o golpe militar, advento da ditadura, deformando a educação cívica e proliferação da democracia.

Em 1979, o Presidente da República, General Ernesto Geisel, ao passar o bastão da ditadura para o próximo presidente General João Batista Figueiredo um sistema já enfraquecido, “deixando o caminho livre para que a lógica das coisas, a pressão social e a iniciativa dos políticos democráticos terminassem por enterrá-la.”

Entre 1964 e 1984, durante a ditadura militar, o capitalismo surgiu em largos passos, “Expandiu suas forças produtivas, internacionalizou a economia, dinamizou a agricultura e se industrializou”. A população cresceu em 50 milhões, nessa época,

Em 1982 o Brasil tinha 58 milhões de eleitores.

Em 1988 é promulgada a Constituição “Cidadã”, condicionada pela constituinte originária, onde ocorreram as eleições diretas, redução da inflação, volta da democracia, “tomou consciência da questão do Estado e da gestão pública”, globalizou-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (278.1 Kb)   docx (181.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com