O TRABALHO COMPLEMENTAR
Por: itaicyangelim • 26/11/2021 • Seminário • 412 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
TRABALHO COMPLEMENTAR 1
Equipe: Alisson Felipe Ferreira de Oliveira, Francisco Joeliton de Lima Oliveira, Itaicy de Lima Angelim Ferreira, João Manoel Rodrigues Filizola e Laianny Clemente de Meneses
Motivado pelo constante crescimento da empresa onde trabalha o almoxarife Lucas começou a cursar a faculdade de administração, mas o mesmo não está conseguindo conectar a teoria aprendida na faculdade de administração com a prática do dia-a-dia de sua profissão e esse impasse tem sido a principal fonte de sua desmotivação.
A raiz do problema encontra-se no fato de que Lucas é um profissional que está ambientado a constante aplicação de habilidades técnicas que segundo Katz (1955, p. 33-42), as mesmas “estão relacionadas com o fazer, isto é, com o trabalho com coisas [...]”¹, que por sua vez ”É relativamente fácil trabalhar com coisas e com números porque eles são estáticos e inertes, não contestam nem resistem à ação do administrador [...]”¹ (Op. cit., p. 33-42) , sendo que na administração apesar do uso de habilidades técnicas, as habilidades conceituais ou seja ”a facilidade em trabalhar com idéias e conceitos, teorias e abstrações [...]”¹ (Op. cit., p. 33-42) é fundamental inclusive para quem almeja cargos mais elevados em uma empresa, segundo Chiavenato (200, p.20) “Na medida em que se sobe para os níveis mais elevados da organização, diminui a necessidade de habilidades técnicas, enquanto aumenta a necessidade de habilidades conceituais.”².
Para solucionar o problema, basta que Lucas desenvolva sua capacidade perspectiva que de acordo com Chiavenato “A perspectiva representa a habilidade de colocar em ação os conceitos e idéias abstratas que estão na mente do administrador.” (Op. cit., p.21), utilizando do Programa Excelência na Administração, que lhe possibilita ter acesso aos diretores, gerentes e supervisores, como uma seção de aconselhamento, que com a troca de experiências e conselhos como os que ele recebeu do diretor Paulo Eduardo, o ajudarão no desenvolvimento de sua capacidade de perspectiva, que por sua vez auxiliará na construção de uma mentalidade capaz de esquadrinhar as técnicas de reposição utilizadas por ele no almoxarifado e a identificar os fundamentos teóricos das teorias da administração por trás delas, assim com essa metalidade ele será motivado outra vez a continuar o curso de administração e alcançar sua tão almejada promoção.
1. Robert L. Karz, "Skills of an Effeetive Administrator", Harvard Business Review, jan./fev. 1955, p. 33-42.
2. Idalberto Chiavenato, Administração nos Novos Tempos, Rio de Janeiro, Editora Campus, 2000, p.20.
...