Trabalho Complementar da disciplina Bioquímica
Por: Lucieneac • 27/11/2018 • Trabalho acadêmico • 618 Palavras (3 Páginas) • 356 Visualizações
Trabalho Complementar da disciplina Bioquímica
Alunas: Daniela e Gabrielle - 2º semestre
1- Defina pH. Faça uma escala de 1 a 14 e coloque onde o pH ácido, básico e neutro se inserem nessa escala.
pH significa Potencial Hidrogeniônico, uma escala logarítmica que determina o grau de neutralidade, acidez e alcalinidade de uma substância, onde 1 é o mais ácido, 7 neutro e 14 o mais básico.
2- Sobre as proteínas, responda:
a) Quais as funções das proteínas?
Construção de novos tecidos no corpo humano; Atuam no transporte de substâncias; Agem no sistema de defesa do organismo; Atuam como catalisadoras de reações químicas; Estão presentes em alguns fluídos criados pelo organismo; Presentes em alimentos que quando ingeridas dão energia ao corpo; São responsáveis por dar elasticidade e resistência aos tecidos; Atuam na regulação de hormônios; Proteínas da membrana plasmática agem como sinalizadoras para outras células.
b) Desenhe um aminoácido e indique o grupo amino e o grupo ácido.[pic 1]
c) O que é uma ligação peptídica?
É a união estabelecida entre dois aminoácidos adjacentes numa molécula. Essa ligação ocorre por meio da reação do grupo amina de um aminoácido e o grupo carboxila de outro.
d) Define as quatros estruturas básicas das proteínas.
Primária – Em forma linear
Secundárias – Em forma de mola ou folha de papel dobrada
Terciária – Em forma de bolo de linhas
Quaternária – União de várias estruturas terciárias.
3- O que são enzimas? Quais suas funções? Explique o que é um inibidor competitivo e um não competitivo.
São proteínas com função específica. São catalisadoras e moléculas grandes, produzidas pelos seres vivos, que aumentam a velocidade de uma reação química.
Os inibidores competitivos são substâncias que concorrem diretamente com o substrato específico da enzima. As moléculas desses inibidores têm uma estrutura muito parecida com a do substrato da enzima e, por isso, se unem reversivelmente às enzimas, formando um complexo enzima-inibidora muito semelhante ao complexo enzima-substrato, que inativa a catálise da enzima. Já a não competitiva, a substância inibidora pode ligar-se tanto à enzima quanto ao complexo enzima-substrato, mas num sítio de ligação diferente. Nesse caso, a ligação do inibidor com a enzima não atrapalha a ligação do substrato, mas gera uma alteração que impede a formação do produto da reação.
4- Quais as funções dos lipídeos? Quais as suas funções? Qual o nome da molécula que são armazenadas nas reservas energéticas do corpo humano? Qual é a constituição dos triglicerídeos?
Reserva energética, isolante térmica, além de colaborar na composição da membrana plasmática. A energia que provém a contração muscular advém de moléculas de Adenosina Trifosfato (ATP). O glicerol é um triálcool (possui três terminações OH na molécula), três ácidos graxos a ele se ligam, formando-se o chamado triglicerídeo.
...