O Taylorismo Digital
Por: Fabíola Soares • 1/6/2018 • Trabalho acadêmico • 473 Palavras (2 Páginas) • 1.088 Visualizações
Questões sobre o texto “Taylorismo Digital”.
- Por que o autor utiliza expressão “taylorismo digital”? O que ele quer dizer com isso?
O autor utiliza essa expressão, pois, os princípios básicos de Taylor são os mesmos, no entanto há uma substituição do controle, que antes era realizado pelos administradores, agora é feito pela tecnologia.
- Aldous Huwxley e Charlie Chaplin satirizaram a administração científica. Por quê?
A administração científica é satirizada/ criticada por estas pessoas, pois, ela analisa os trabalhadores apenas como máquinas e não como seres humanos.
- Quais as diferenças básicas entre o Taylorismo clássico e o Taylorismo digital?
No Taylorismo clássico a aplicabilidade era direcionada apenas a indústrias, os administradores sentiam-se como os senhores do universo. Já no Taylorismo digital tais gestores são meras peças de um gigantesco computador e a aplicabilidade de gestão se amplia para as mais diversas áreas.
- Sua empresa adota práticas que poderiam ser descritas como Taylorismo digital?
Não.
- O que você entende por meritocracia?
Meritocracia refere-se ao mérito, ou seja, quanto melhor meu desempenho e capacidade melhor será meu salário ou cargo.
- O que significa a aplicação da “lógica darwiniana” aos funcionários?
A aplicação da “lógica darwiniana” aos funcionários refere-se a adaptação dos mesmos ao ambiente de trabalho, ou seja, o melhor se desenvolve e prospera.
- Quais são as principais críticas ao Taylorismo digital? Você concorda com essas críticas? Por quê?
As principais críticas são o excesso de avaliações que eliminam o prazer do trabalho, a pressão exercida sobre as pessoas para que cheguem ao limite e a competição excessiva que gera entre os funcionários fazendo com que não apenas o pensamento individual e não o coletivo.
- Por que as máquinas inteligentes podem tornar o Taylorismo digital irrelevante?
As máquinas inteligentes não precisam ser controladas como as pessoas, portanto o taylorismo digital não tem abrangência, tornando-se assim irrelevante.
- Em sua opinião, quais são os tipos de talento que não podem ser mecanizados.
Os tipos de talento como o de liderança, criatividade, inovação e o de solucionar problemas.
10. Por que motivo você acredita que os crachás sociométicos produzem resultados ilógicos? Acreditamos que o resultado ilógico, pois, o resultado final da pesquisa, na realidade, representava um fator positivo da equipe e não um negativo como era esperado.
11. “Os investidores aparentemente gostam do taylorismo”. Você concorda com essa afirmação? Que motivo leva os investidores a gostarem dele?
Sim, concordo com a afirmação, pois para os investidores o importante é o resultado e não as pessoas.
12. Após ler o texto, que relação você acredita que exista entre as teorias e as práticas organizacionais? A teoria surge para explicar as práticas ou as práticas são embasadas na teoria? Justifique.
Acredito no meio termo, pois em muitos momentos a prática resulta em uma teoria, entretanto em certos momentos a teoria vem antes da prática como é o exemplo do taylorismo.
...