O grande desafio
Por: lulislima86 • 19/11/2015 • Trabalho acadêmico • 941 Palavras (4 Páginas) • 358 Visualizações
- O grande desafio.
Gestão de pessoas no ambiente organizacional é importante porque as empresas que mais crescem no mundo hoje, são aquelas em que focam o ser humano como ativo mais significativo e isso faz com que eles tenham maior capacidade de se desenvolver e de se comprometer com a organização.
O Grande desafio está justamente no fato de que pessoas são um ativo difícil de serem gerenciadas, pela própria complexidade do ser humano. Elas tem sentimentos, necessidades, expectativas, assim como frustrações. E o papel do gestor organizacional está justamente em identificar e analisar o comportamento dos seus colaboradores, a fim de aloca-los em funções mais adequadas para que produzam maiores e melhores resultados.
Desta forma, nos dias atuais a gestão de pessoas, é o grande desafio das Empresas e implica em uma grande mudança estrutural e de conceitos na essência de qualificar o colaborador, identificando suas habilidades, objetivos e tentar mensurar e ou quantificar onde será o seu melhor desempenho.
- Recrutamento e seleção.
Partindo do princípio em que as pessoas são o principal ativo, a área de recursos humanos tem conseguido acompanhar algumas mudanças conceituais nesse contexto. No processo de recrutamento e seleção de antigamente, as empresas tinham um perfil desejado do cargo e em cima desse perfil era feita uma série de testes procurando o melhor candidato. Hoje, há uma inversão, que se dá devido ao fácil acesso a um conjunto de informações mais abrangentes, na internet por exemplo, em que os candidatos podem acessar o histórico da empresa, qual é o serviço/ produto, dados econômicos, e em cima disso o candidato já faz uma pré-seleção da empresa que ele quer se candidatar.
Claro que candidatos com maior potencial, capacitação, qualificação, formação os colocam em situação mais vantajosa. Mas na questão do currículo, destacam-se dois pontos importantes a serem observados: a parte comportamental e o histórico profissional. Aquele que tem o histórico rico tem mais chances de conquistar a vaga. Em contrapartida, existe a parte comportamental/ atitudinal do candidato que, por exemplo, reconhece suas fraquezas (como timidez), mas sabe o que precisa fazer para superar isso, assim como aquele que demonstra garra, espirito de equipe, etc.
- Rotação de pessoal.
Os gestores das empresas precisam ter um maior cuidado, pois como o custo de rotação de pessoal não é contabilizado no orçamento, ele pode levar a empresa a sua insolvência num curto espaço de tempo, sem se dar conta.
Outra questão importante é que, o novo funcionário, até que ele adquira todo o conhecimento, treinamento e desenvoltura para produzir na quantidade e qualidade desejada leva-se algum tempo.
É bastante comum, também, nas empresas com alto índice de rotação, ter um alto índice de horas extras, o que também gera um custo extra operacional e de investimento.
- Salário.
Pensando nas gerações atuais, considerando jovens entre 18 e 36 anos de idade, hoje não se dá tanta atenção para o ganho, a não ser que se tenha uma necessidade específica ou um projeto de investimento de curto prazo. Mas a grande maioria, importa mesmo é estarem trabalhando no que gostem, produzindo resultados e crescendo profissionalmente. E aí que entra a questão motivacional. Porque a motivação é algo que vem de dentro. Não se pode motivar o outro, o que se pode é incentivar, estimular.
- Treinamento e Desenvolvimento.
As empresas de alta tecnologia chegam a investir de 3 a 5% do orçamento em capacitação e qualificação, programas de t e d.
Treinamento é preparação (parte técnica/ prepara para fazer). Desenvolvimento é formação (parte educativa/ promove o saber ser). A questão é que tanto treinamento quanto desenvolvimento, não devem ser vistos como um custo, mas sim como investimento. Uma das coisas que mais se falha na questão do treinamento e desenvolvimento, são as questões atitudinais que devem ser desenvolvidas no indivíduo para que ele tenha comprometimento, descrição, planejamento, uma visão proativa do negócio.
Existem 4 focos no treinamento e desenvolvimento: na empresa, na área, no cargo e no individuo. Construindo-se uma matriz de capacitação baseada nesses 4 focos, o processo de treinamento é efetivo.
...