O homem e seu papel no mundo
Por: Bruno Gomes • 15/8/2015 • Dissertação • 414 Palavras (2 Páginas) • 509 Visualizações
O homem e seu papel no mundo
Ao longo de quase três mil anos filósofos, tentaram de alguma maneira dar um significado para a existência humana, dar um proposito para a vida que vivemos.
Os pensadores gregos acreditavam no ser humano como eixo unificador do universo, separando o corpo da alma, onde a essência e a dignidade do homem encontram-se gravada no mais profundo da alma.
Já os pensadores cristãos, tendo um contato direto com seu Criador, seu papel no mundo é vivido com a responsabilidade de honrar seu criador, seus passos são para a gloria de Deus. Na Idade Media alguns filósofos cristões trouxeram a racionalização para explicar a fé.
Ao passar dos anos os pensamentos do Renascimento surge as pessoas continuam seu vinculo com a fé, porem o motivo real da existência humana novamente ressurge.
Com as duvidas na idade moderna a submissão do homem pela religião é deixada para traz e os pensamentos do homem se tornam autônomos e por meio das experiências e da razão.
Com a utilização da razão surge a teoria evolucionista onde o homem é fruto da evolução e os princípios da fé se perdem, novos princípios moral éticos surgem e o papel do homem na sociedade é afetado drasticamente.
Com o uso da razão e a fé sem impor limites aos desafios da ciência, as técnicas cientificas avançam, e novas descobertas aparecem para auxiliar a compreensão das dimensões do universo e da complexibilidade do ser humano. Conhecendo quão grande é o universo que nos rodeia e quão pequenos somos em relação a ele (como individuo), a missão de compreender a existência do homem se torna cada vez mais complexa.
Hoje com o avanço da ciência em nenhum momento da historia o homem teve tanto tempo para pensar, perdendo os vínculos com Deus e o homem sendo mero fruto de uma evolução em um universo infinitamente grande, a cada passo que a sociedade da se torna cada vez mais difícil definir o sentido da existência humana.
Mesmo que nenhuma teoria tenha convencido realmente toda a humanidade, cada qual abraça sua causa como pode, muitos vivendo seus princípios éticos e morais, e os adaptando para poderem viver dentro de nossa realidade e alguns ainda sofrem de uma crise de identidade seguindo vivendo dia após dia.
Com a evolução continua da ciência o estudo acadêmico pode nos trazer mais próximo do conhecimento, para entender aonde grandes pensadores e pesquisadores chegaram encurtando anos de pesquisas em busca de respostas para nos trazer uma melhor condição de vida.
...