O papel dos bancos
Por: AmandaCCastrod • 21/10/2018 • Artigo • 274 Palavras (2 Páginas) • 148 Visualizações
Após a Idade Média, quando começaram a emitir dinheiro de papel e posteriormente começaram a emprestar dinheiro deu-se a origem dos bancos. Diante disso, o contato entre diferentes povos ampliou o conceito de sistema financeiro. O papel dos bancos no desenvolvimento da economia reflete pontos positivos na intermediação de operações no mercado de capitais.
O primeiro fator que deve ser analisado em relação à situação em questão é a importância dos bancos. Os bancos têm papel fundamental na sociedade, eles asseguram o funcionamento do sistema financeiro e suas intermediações, desempenhando um papel crucial no que concerne à utilização da moeda pela economia. Entende-se, com isso, que os bancos são primordiais as atividades do comércio, pois além de oferecer serviços financeiros, facilitam transações de pagamento e concedem créditos, contribuindo na expansão do comércio nacional e internacional.
O segundo fator importante para a reflexão é a obtenção de lucros através de seus serviços e produtos, como qualquer outra empresa, os bancos se beneficiam através de juros e taxas cobradas em transações efetuadas por seus clientes, por exemplo, as taxas de manutenção de conta, juros de empréstimos, taxas de DOC e etc. Pode-se verificar um exemplo disso no tratamento dos desajustes evidentes entre quem tem dinheiro e quem precisa dele, logo podemos detectar a relevância dos juros, visto que são protagonistas no cenário da economia.
Portanto, os bancos possuem um papel crucial de desenvolvimento econômico da nação e comercio, tal como uma empresa no âmbito de que aspiram a obtenção de lucro, mas também concedem serviços essenciais à sociedade, tendo um indispensável papel em tudo que envolve a utilização da moeda pela economia, por conseguinte financiando a economia global.
...