O que é o setembro amarelo?
Por: Alice Carvalho • 24/11/2022 • Monografia • 810 Palavras (4 Páginas) • 89 Visualizações
O que é o setembro amarelo?
É uma campanha criada pelo Centro de valorização a vida, que acontece desde 2015, com o objetivo de prevenir o suicídio por meio da conscientização e discussão do tema.
Apesar de muitas pessoas terem medo de aborda o assunto e acabar criando gatilhos, porém só a conscientização e a conversa são capazes de abrir portas para que as pessoas peçam ajuda, ou até mesmo reconheçam que precisam dessa ajuda.
Por que falar sobre prevenção ao suicídio?
Nós precisamos falar de prevenção ao suicídio porque o suicídio é possível de ser prevenido, essa é a primeira coisa a pensar.
Segundo a organização mundial de saúde, pelo menos 90% dos casos de suicido, poderia ser evitado
- O que pode ser feito para prevenir o suicídio?
Existe 3 tipos de prevenção: Primaria, secundaria e terciaria
Primaria é a promoção de saúde mental, porque se você está bem com saúde mental, emocional e física, dificilmente pensará sobre o suicídio e não será uma opção para a pessoa.
o que inclui a promoção de saúde mental, é falar sobre o assunto
Secundaria é exata o trabalho com essas pessoas, falando da importância do cuidado mental, quando levamos as pessoas a entender que precisam de tratamento apesarem de estão adoecidos.
40% das pessoas que tem o diagnóstico de depressão, vão fazer uma tentativa de suicídio em algum momento da vida, e quando recebe o tratamento adequado no quadro de depressão, provavelmente ela não tentará o suicídio
Em torno de 95% das pessoas que fazem a tentativa de suicídio ou que efetivamente conseguem se suicidar, são pessoas que tem algum transtorno mental como: Depressão, ansiedade, esquizofrenia, uso abusivo de álcool e drogas, transtorno pós traumático (inclui falecimentos de pessoas próximas, acontecimentos que fez a pessoa ficar muito triste), e ai percebemos que a adoecimento mental se relacionam, quase que intimamente com o suicídio, por que a maioria das pessoas que comentem o suicídio são pessoas que possui algum tipo de transtorno mental.
Terciaria é quando a pessoa chega com ideação suicida, com planejamento, sendo necessário a intervenção medicamentosa, com a junção de psicoterapia.
Muitas pessoas pensam que é besteira falar sobre o setembro amarelo?
Quando conscientizamos as pessoas que existem tratamento, que as pessoas podem procurar ajuda, que tem pessoas que estão dispostas a ajuda. Falar das suas dores e angústia não faz você ser fraco ou algo do tipo, falar sobre as nossas dores requer muita coragem. Falar sobre setembro amarelo é uma prevenção de suicídio.
- Quais os sinais de alerta que precisamos ficar atentados?
O primeiro é a mudança no padrão de comportamento: começa a beber mais do que é acostumado, está dormindo muito ou dormindo quase nada, era uma pessoa extrovertida, passa a ser mais reclusa, mais calada.
Como saber se essa pessoa está adoecida ou não, será comparado com a própria pessoa e não com alguém próximo, vendo como era antes, e como está no momento (EX: emagrecendo, isolando etc.) Percebendo essas alterações no comportamento, percebe que a pessoa tem um tipo de adoecimento mental, se relaciona com a probabilidade que o suicídio aconteça.
As pessoas falam que querem suicidar, mas a questão é, porque nós não ouvimos, muitas das vezes não ouvimos porque não comunicam de maneira clara, e as vezes não sabemos ouvir, como ouvir o que a pessoa está dizendo ou até mesmo interpretar o comportamento que está acontecendo, ter uma escuta ativa.
Prestar atenção em pessoas com pensamentos impulsivos, as pessoas impulsivas têm a fazer muitas besteiras, não pensam antes de fazer, agem no auge da emoção. Pessoas impulsivas e agressivas são os que tem risco maior de suicídio, pois agem sem pensar, e quando vem não tem como reverter a situação.
...