Os 21 anos Guerra Nazista
Por: Massami Moriyama • 27/1/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 378 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
Massami Marques Moriyama
8º Semestre
O filme " O Dia que Durou 21 anos" é divido em sequencia de tres partes são elas: A conspiração, O golpe de Estado e, por conseguinte, O escolhido.
Nesta primeira parte, mostra-se a influência que o presidente Joao Goularte, populista, estava obtendo, atraves da população brasileira, por meio de projetos que não agradavam a todas as classes do Brasil.
Neste cenario, ele falava por exemplo de reforma agraria, a qual solucionaria a maioria das questoes conflitantes sobre terra no Brasil.
O golpe militar, tema do filme, mostra como foi importate a participação dos EUA, o qual teve um papel importantissimo neste golpe militar que perdurou por anos.
O Estados Unidos, de certa forma, se sentiu ameaçado com o Governo de João Goulart, e seus ideais esquerdistas, os quais incitavam duvidas aos norte americanos sobre uma possivel - e nova - revolução comunista, assim como foi em Cuba.
Assim, eles criaram a Operação Brother Sam, que foi um aglomerado de informaçoes da CIA, conjuntamente com a marinha norte americana, e claro, os militares do regime de 64, que tinha como principal objetivo tirar o presidente brasileiro João Goulart da presidencia.
Nesta fase, Jango ja agradava a sociedade mais pobre do país, com seus ideais reformistas de base. Os militares aliados aos investimentos abertos dos EUA financiaram movimentaçoes contra o governo de Jango.
O chefe maior do Exercito, Castelo Branco, o qual publicou os AIs, foi a figura ideal para atender as expectativas americanas, o qual tentou resistir ao golpe, porem ficou sabendo que os americanos tinham conspirados contra o seu governo, e ja reconheciam o novo governo militar.
Substituido por Costa e Silva, o qual publico o AI5.
Prontos para uma intervenção militar, o Estados Unidos financiou armas e munição para os militares, dessa forma, para evitar uma guerra interna o Goulart foi exilado do Brasil.
A tomada de poder pelos militares ao menos sofreu resistencia, como Janga baseava-se em reforma agraria, reforma triburaia, reforma eleitoral e justiça social ficou facil transformar isso em ameça comunista, e conseguir apoio das igrejas também.
Terminado a tomada de poder, mostra-se como é possivel justifica-los como os depoimentos. Em seu principal argumentos os militares afirmar que so tomaram o poder depois de varias informçaoes que o presidente não convocaria eleiçoes em 1965, conforme era constitucionalmente escrito.
...