Os Blocos Economicos
Por: joaovitor123456 • 13/9/2018 • Ensaio • 266 Palavras (2 Páginas) • 121 Visualizações
Capítulo 1 – A história da formação dos blocos econômicos
Historicamente, a integração econômica se desenhou a partir da aproximação de países geograficamente próximos e com interesses em comum. Ela não foi imposta ou gerenciada por uma potência mundial única.3 Para o teórico Adam Watson, a integração foi produzida pelo jogo livre dos mercados.
No século XIX, a Europa estava mais integrada do que as potências se davam conta e havia uma rede econômica que interligava o mundo. Naquele momento, os europeus conheceram pelo menos quatro experiências de integração, ainda que com características diferentes das que temos hoje. Foram elas: a união aduaneira alemã Zollverein, a União Aduaneira Austro- Húngara, a União Italiana; e a União Aduaneira Suíça. 4
No caso do Zollverein, a Prússia usou o poder de chefia que tinha sobre os povos germânicos para propor a união aduaneira que duraria 10 anos. O Acordo Geral do Zollverein foi assinado em 23 de março de 1833 por seis Estados: Prússia, Áustria, Baviera, Wurtenberg, Baden e Hesse-Darmstadt. E, mesmo antes disso, os prussianos já tinham lançado o plano para a abolição de obstáculos ao comércio entre os germânicos. Àquela altura, depois das guerras napoleônicas, havia um desejo de união entre os povos irmãos.
A União Aduaneira Austro-Húngara nasceu a partir da dissidência da Áustria que não conseguiu impor seus interesses e nem teve espaço para expor suas divergências à Prússia no bloco do Zollverein. Quando a Áustria sai, forma a nova união aduaneira ao lado da tradicional aliada, a Hungria. Inicialmente, há uma tarifa comum aos territórios, que depois sofre várias restrições em razão de medidas protecionistas.
...