Os Encubadoras de Empresas
Por: Regina Alves • 19/12/2018 • Trabalho acadêmico • 269 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
As incubadoras de empresas são instituições que auxiliam micro e pequenas empresas nascentes que tenham como principal característica a oferta de serviços e/ou produtos inovadores. Elas oferecem as empresas chamadas encubadas uma série de benefícios, suporte técnico para o desenvolvimento de produtos, suporte gerencial, administrativo, mercadológico e facilitam o processo de inovação e acesso a novas tecnologias nos pequenos negócios.
Qualquer pessoa que tenha uma ideia inovadora e deseja abrir uma empresa pode participar de uma incubadora de empresas, assim como empresas já existentes também podem receber o apoio, contanto que tenham projetos inovadores e que visam melhoria ou desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Existem diferentes tipos de incubadoras: as de base tecnológica (abrigam empreendimentos que realizam uso de tecnologias) dentro destas vale destacar as startups ou empresas iniciantes de tecnologia, que nascem a partir de uma ideia inovadora ligada à tecnologia, com grandes chances de crescimento e que apresenta um grande diferencial no mercado. E as spin-off que são novas empresas criadas com base em produtos que ganham destaque nas startups, normalmente iniciam com estruturas herdadas das startups que a deram origem; as tradicionais (dão suporte a empresas de setores tradicionais da economia); as mistas (aceitam tanto empreendimentos de base tecnológica, quanto de setores tradicionais) e as sociais (que têm como público-alvo cooperativas e associações populares).
As incubadoras de empresas desenvolvem um papel de grande importância na relação entre inovação e mercado. Estimula o empreendedorismo por fortalecer e preparar as pequenas empresas para o mercado, diminuindo a mortalidade destas. Ajudando na formação e desenvolvimento nos primeiros anos de existência. Proporcionando maior chance de sucesso às empresas incubadas.
...