Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
Por: Antonio Nunes • 31/10/2017 • Trabalho acadêmico • 506 Palavras (3 Páginas) • 557 Visualizações
Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Síntese de cada hábito: analogia dos hábitos com os conceitos Epa:
Hábito 1 – Ser Pró-Ativo:
Ser pró-ativo significa tomar a responsabilidade por sua própria vida. Exercitar a habilidade de selecionar sua resposta frente a qualquer estímulo.
Ser um bom líder significa que você tem que ser pró ativo, sempre seguir sua decisão. Independente se você é um líder Inato ou não. Para ser um bom líder você precisa traçar Objetivos, ter visão e traçar valores a seguir. Uma pessoa pró ativa estabelece um Planejamento da qual irá seguir, precisa ter Organização para abordar e distribuir tarefas e recursos, ter uma boa Direção, monitorando o desempenho através da comunicação, sempre liderando e motivando seus funcionários e ter Controle sobre todas as tarefas distribuídas a seus funcionários.
Para sobreviver no mercado o líder tem que está convicto de suas escolhas, implementar sua cultura/filosofia dentro da Empresa, para que seus funcionários entendam melhor como funcionam as coisas dentro da empresa. A Empresa tem que seguir estes valores para se tornar uma marca de referência (BENCHMARK) e claro, sem esquecer de valorizar o seu cliente, afinal, sem clientes, nenhuma empresa consegue progredir. Reconhecer funcionário, para demonstrar que ele tem valor significativo dentro da empresa. Tomar a decisão de se tornar uma empresa “Learning Organization”, sempre buscando conhecimentos para melhorar cada vez mais.
Os 14 princípios de Fayol se encaixam perfeitamente neste hábito. É preciso ter Autoridade e Responsabilidade, Disciplina, Comando, Direção, Subordinação dos interesses Pessoais, Remuneração do pessoal, centralização, cadeia escalar e Ordem.
HÁBITO 2 - COMEÇAR COM O OBJETIVO NA MENTE
Este é o hábito da liderança pessoal, que indica a necessidade de começar cada dia com um claro entendimento dos seus objetivos e destinos desejados.
Os princípios de liderança pessoal, se baseia no princípio de que todas as coisas são criadas duas vezes. O planejamento, é uma etapa essencial neste habito e, pode ser associado aos 4 princípios do conceito de administração, que são:
1-Planejamento: determinação dos objetivos e estratégias.
2-Organização: anotações de recursos e tarefas.
3-Direção: capacidade de monitorar o desempenho a partir de técnicas como comunicação, liderança e motivação.
4-Controle: é a avaliação, mensuração dos resultados.
Algo muito importante é a Liderança, é fundamental que um bom líder possua capacidade de influenciar o comportamento de seus funcionários e, pode associar à Teoria dos Estudos de Liderança, são eles:
1 - A liderança não é natural, ou seja, não é inata
2 - A liderança é aprendida, o líder é formando
3 - O principal papel do líder é formar novos líderes
Cada indivíduo terá seu estilo de liderar, de acordo com sua personalidade ou tendência, tais estilos são divididos em três:
1 - Autocrático: indivíduo autoritário, inflexível, e centralizador, seus subordinados o obedecem por medo.
2 - Democrático: o indivíduo é participativo, flexível e delega sempre que for necessário, aceita sugestões e opiniões, seus subordinados se identificam com ele, por isso, o respeitam e acreditam no seu trabalho.
3 - Liberal: o indivíduo é ausente não tem vínculo e esclarece aos seus subordinados que caso haja dúvidas, ele poderá ser acionado, não é respeitado nem temido.
...