Os desafios do Contador diante a Contabilidade Internacional
Por: netajacirasc • 11/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 3.172 Palavras (13 Páginas) • 789 Visualizações
Sumário
1. Introdução 3
2. Os desafios do Contador diante a Contabilidade Internacional 4
2.1 Os desafios para as empresas brasileiras frente à Contabilidade Internacional 4
3. Diferença nos padrões e práticas contábeis entre os países 6
4. IAS 8
4.1 Demonstrações financeiras. 8
4.2 Balanço 8
4.3 Demonstração dos Resultados. 9
4.4 Demonstração das Alterações do Capital Próprio 9
4.5 Demonstração dos Fluxos de Caixa 9
5. Estoques 11
5.1 Custos do Estoque 11
5.2 Métodos de Mensuração 11
5.3 Valor Realizável Líquido 11
5.4 Divulgações Requeridas 11
6. IAS 38 ( International Accounting Standards 38) - Ativos Intangíveis 13
7. Conclusão 14
8. Referências 15
1. Introdução
O presente trabalho tem por objetivo abordar sobre a tendência nacional de se tornar membro deste processo mundial de harmonização das normas contábeis. No desenvolvimento desta atividade foram realizadas pesquisas, onde entendemos que o profissional de contabilidade precisa está atento no movimento em torno à contabilidade brasileira, especialmente nos registros contábeis e demonstrações, como o balanço patrimonial das sociedades anônimas.
Os profissionais de contabilidade almejam por adaptar- se as normas, para que efetivamente possam atingir um grau satisfatório de confiabilidade junto ao público externo, dando maior transparência e segurança as informações contábeis.
Sabemos que existem diversas barreiras que deverão ser superadas pelos estudiosos da contabilidade, como por exemplo; o da linguagem e da moeda, aliada as diferenças existentes entre os princípios contábeis adotados em cada país, sem falar na questão tributária, mais a pressão ocasionada por diversos fatores, inclusive da sociedade por uma informação mais ampla e precisa. Isso faz com que os profissionais se preocupem em identificar de forma prática e objetiva, levando em consideração o princípio que rege a contabilidade, bem como fixar normas e regras para sua aplicação.
2. Os desafios do Contador diante a Contabilidade Internacional
Na área contábil o avanço das inovações tecnológicas pode ser facilmente percebido pelas grandes influências que provocou na profissão contábil, pois o profissional da contabilidade precisa estar atento às novas ferramentas utilizadas, passando por constante reciclagem para não ficar alienado do mercado de trabalho.
O profissional contábil precisa ser visto como um comunicador de informações essências às tomadas de decisões, pois a habilidade em avaliar fatos passados, perceber os presentes e prognosticar eventos futuros pode ser compreendido como fator preponderante ao sucesso empresarial.
O novo perfil do contador moderno, é de um profissional que precisa acumular conhecimentos, ou seja que tenha consciência de que a maior remuneração exige qualidade de trabalho. E para conseguir tal conhecimento necessita de estudo, com aplicação tem que ser tecnicamente inteligente e ter capacidade criativa, ter alta integridade e ter iniciativa; ter coragem, ética, visão de futuro, habilidade de negociação, agilidade, segurança para resolver os problemas que surgem, capacidade de aprender a lidar com mudanças, ideias de melhoria, flexibilidade, capacidade de inovar e criar, sobretudo na sua área de atuação, interagir e estudar as realidades politicas, sociais e financeiras, saber orientar as empresas para o melhor caminho de forma que elas sobrevivam aos fortes abalos gerados pela globalização da economia, o poder de manipular conhecimentos é o ponto chave das grandes decisões.
O contabilista é um profissional que precisa ter a visão integrada, conhecimento dos aspectos de natureza fiscal e tributária. O contador será responsável pela criação de todo material para treinamento da contabilidade.
2.1 Os desafios para as empresas brasileiras frente à Contabilidade Internacional
O Brasil mais uma vez devido ao processo de convergência às normas do IASB, passa por uma situação interessante: É um país com sistema jurídico codificado, porém com legislação societária e normatização contábil com características de países com sistemas jurídicos baseados nos costumes. Os contadores brasileiros estão acostumados as normas locais expressas e definidas em termos codificados e bastante solenizados.
Já a linguagem anglo-saxônica dos pronunciamentos internacionais, ao quais deveremos aderir, é exatamente complexa e exige um grande grau de subjetivismo e análise para ser entendida (Ludícibus , 2007). Por tanto foi necessária a modificação do artigo 177, e seus parágrafos, pela lei 11.638/07, para que o país pudesse convergir para as normas internacionais de contabilidade.
O sistema educacional e profissional contábil brasileiro também é apontado por ( Weffort , 2005), ao afirmar que ás praticas contábeis podem ser influenciadas pelas características dos responsáveis pela elaboração das demonstrações contábeis. Os estudos conduzidos abordavam a seguinte questão: O sistema educacional profissional contábil favorece a harmonização da posição brasileira em relação a internacional ? Após avaliar as estruturas curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação em contabilidade no país, além dos conteúdos de teses, dissertações e de periódicos científicos e profissionais, Weffort chegou à conclusão de que o sistema educacional profissional brasileiro não favorecia os esforços de harmonização contábil.
Com a introdução do processo de convergência no Brasil, os estudantes, educadores e profissionais da área contábil necessitam de ampla readequação (talvez até reeducação) ás novas normas contábeis que diferem
...