PIM II NUBANK UNIP 2021
Por: Eugenio Pinto • 17/10/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 2.012 Palavras (9 Páginas) • 644 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
RELATÓRIO PIM II
GUARULHOS-SP / 2021
Nº. | NOME | RA |
01 | TAMIRIS DA CONCEIÇÃO MARCUSSI | 2125298 |
02 | PEDRO LUCAS CORTEZ DE OLIVEIRA | 2152818 |
03 | EUGENIO SARAIVA PINTO | 2116531 |
[pic 2]
ESTUDO DE CASO – NUBANK
INTRODUÇÃO
Atualmente tem crescido de forma bastante perceptível o número de empresas criando soluções inovadoras para o setor financeiro, sendo uma tendência mundial de inovação que pretende transformar a relação das pessoas com suas finanças.
Apesar da ideia de unir tecnologia a serviços financeiros não ser nova (vide a longeva utilização de caixas eletrônicos), a popularização da internet pode ser considerada uma verdadeira revolução nesse segmento da economia, já que o acesso mais fácil à rede um ambiente competitivo para praticamente todos os setores da economia, facilitando a criação e experimentação de novos produtos, bem como estratégias de marketing com o uso de meios digitais.
Nesse ambiente, a união de serviços financeiros com tecnologia da informação permitiu o surgimento das chamadas startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais (também conhecidas como fintechs), nas quais o uso da tecnologia é o principal diferencial em relação às empresas tradicionais do setor.
E é nesse nicho em que atua o Nubank, um banco completo, totalmente digitalizado, sendo um dos mais bem-sucedidos dentre os existentes em atividade.
1. ECONOMIA E MERCADO
O Nubank Nasceu com a missão de devolver ás pessoas o controle sobre sua vida financeira. Além de lutar contra a complexidade das empresas de serviços financeiros também sempre se esforçou para ser transparente e justo com seus clientes, acabando com tarifas abusivas e escondidas, tão comuns em bancos tradicionais. Com essa mentalidade, em 2014, foi lançado o cartão de crédito sem anuidade ou outras taxas disfarçadas. Em 2017, foi a vez da NuConta, uma conta digital. O Nubank tem hoje mais de 15 milhões de clientes em 100% dos municípios brasileiros, sendo que 10 milhões possuem o cartão de crédito e 12 milhões são usuários da NuConta.
1.1 Micro e macroeconomia
1.1.1 Os microempreendedores individuais (MEIs) e o Nubank
MEI é a designação formal para os trabalhadores por conta própria que regularizam sua situação fiscal e previdenciária por meio de um regime tributário especial. Aqueles cujos negócios têm faturamento anual inferior a R$81 mil e forma com remuneração não superior a um salário mínimo mensal são elegíveis ao regime especial de tributação.
Nesse regime, o MEI apenas paga 5% de um salário mínimo mensalmente e tem direito a todos os benefícios do Sistema de seguridade social, como pensão por morte e invalidez, auxílio-maternidade e aposentadoria pelo piso de um salário mínimo. A adesão do indivíduo ao regime MEI traz benefícios como uma carga tributária reduzida e um enorme subsídio previdenciário.
O ano de 2020 terminou com pouco mais de 11,3 milhões de microempreendedores individuais, de acordo com dados da Receita Federal referentes a dezembro. Destes 3,8 milhões têm conta Nubank (33,6% do total). O perfil das pessoas físicas, teve crescimento de microempreendedores individuais entre os clientes Nubank e a relação disso com o desemprego no Brasil. O Índice de quando os clientes Nubank se tornaram MEIs e a taxa de desemprego calculada pelo IBGE. É possível notar que há criação de novos MEIs (que são clientes Nubank), uma vez que mês após mês apesar de algumas exceções, a quantidade de novos microempreendedores individuais vem aumentado.
[pic 3]
Gráfico 1
Outra característica notável é o salto no fluxo de clientes que se tornaram MEIs entre abril e julho de 2020. Uma possível explicação vem do agravamento da crise provocada pela Covid-19 e do Desemprego. A necessidade de outa fonte de renda e de ter acesso a benefícios previdenciários pode ter levado muitas pessoas a se tornarem MEIs.
O fluxo mensal de MEIs, que são usuários do Nubank, conforme a autodeclaração de gênero. Um fato curioso é que a proporção de novos MEIs que se identificam com o gênero feminino na base do Nubank vem caindo ao longo dos anos. Em 2013, por exemplo, 52,% dos novos participantes se autodeclararem do gênero feminino. Já em 2020 ( dado até setembro), essa proporção chegou a 46%. Vale ressaltar que os impactos da crise econômica provocada pela pandemia se concentram , principalmente, nos jovens nas mulheres e nos escolarizados, segundo dados do IBGE sobre o mercado de trabalho. Ao serem mais afetadas, muitas mulheres abandonam até o empreendorismo e isso pode agravar ainda mais a diferença de penetração entre homens e mulheres MEIs.
[pic 4]
Gráfico 2
2. EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
2.1 Cultura Organizacional
O Nubank possui o prêmio de uma das melhores empresas para trabalhar pelo Great Places to Work Brasil em 2016, por um de seus valores mais preciosos serem as pessoas, a cultura. Não há código de vestimenta para os funcionários e toda sexta feira tem um foodtruck diferente na sede do Nubank no horário de almoço.
O ambiente de trabalho é diferenciado das outras empresas, tem vídeo game, mesa de pebolim e sinuca. A sede do Nubank tem o costume de fazer happy hours e outras comemorações feitas as sextas feiras, porém como houve um aumento de funcionários, um prédio inteiro, cada time agora é responsável por marcar seu momento de descontração.
...