PIM V ANALISE E ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS PUBLICOS
Por: Lel13s • 27/3/2019 • Trabalho acadêmico • 4.807 Palavras (20 Páginas) • 1.735 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
SECRETARIA DE APOIO SOCIAL
PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
PIM V
Taubaté – SP
2019
SECRETARIA DE APOIO SOCIAL
PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
PIM V
Projeto Integrado Multidisciplinar V para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública, apresentado à Universidade Paulista – UNIP
Orientador: Fernanda de Castro Leite
Taubaté – SP
2019
RESUMO
O objetivo deste Projeto integrado Multidisciplinar referente ao 1º bimestre (1º semestre de 2019), é analisarmos uma instituição e mostrar de forma clara e objetiva a organização desta na administração pública, ressaltando a forma como podem ser aplicados os conhecimentos adquiridos nas matérias de Análise e Encaminhamento de Projetos Públicos, Sistemas de Informação no Setor Público e Matemática Financeira, bem como proporcionar a possibilidade de desenvolver um levantamento das características e práticas das referidas áreas dentro da administração pública, elaborando um projeto que resulte da pesquisa exploratória e ainda proporcionar de maneira prática, os conhecimentos teóricos adquiridos, colaborando no processo de ensino-aprendizagem. Em Sistemas de Informação no Setor Público, será investigado e analisado de que forma são elaborados os planejamentos operacionais, táticos e estratégicos com o uso de TI, bem como são cumpridos os objetivos dos diversos programas governamentais federais, suas características, objetivos, benefícios, tais como avanço tecnológico, transparência etc.; Como a entidade fornece dados e informações disponíveis na Internet. Já em Análise e Encaminhamento de Projetos Públicos, será investigado e analisado a forma de implantação de projetos de interesse social e de que forma são elaborados e executados os projetos; De que forma são controlados os planos e confrontados contra os resultados obtidos pelos diferentes projetos da entidade e como são mensurados e controlados os recursos. E por fim, em Matemática Financeira, iremos mostrar as técnicas financeiras aplicadas nas operações das atividades da entidade, principalmente no que tange ao desenvolvimento de projetos; As projeções e estimativas dos recursos financeiros de forma a dimensionar adequadamente os resultados dos projetos. Neste 1º bimestre a entidade escolhida para esta análise foi a Secretaria de Apoio Social da Prefeitura de São José dos Campos. Os dados e as informações analisados neste Projeto, formam obtidos através de pesquisas feitas na internet e através de pesquisa em campo.
Palavras-chave: Matemática Financeira, Apoio Social, Análise e Encaminhamento de Projetos Públicas, Avanço Tecnológico
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...............................................................................................04
2 ANALISE E ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS PÚBLICOS................. 05
2.1 GERENCIAMENTO DE PROJETOS..........................................................06
2.2 MONITORAMENTO E CONTROLE............................................................07
3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO................................ 11
3.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADOS PELO GOVERNO...............12
4 MATEMÁTICA FINANCEIRA........................................................................ 18
4.1 GRÁFICOS ................................................................................................ 19
4.2 ANÁLISE E CÁLCULOS ............................................................................ 21
5 CONCLUSÃO................................................................................................ 23
6 REFERÊNCIAS ............................................................................................ 23
1. INTRODUÇÃO
Neste Projeto referente ao 1º bimestre (1º semestre de 2019), analisaremos a Secretaria de Apoio Social da Prefeitura de São José dos Campos, vejamos algumas informações sobre esta entidade:
A Secretaria de Apoio Social ao Cidadão (SEPAC) tem por atribuições o planejamento, controle, a avaliação e divulgação das ações sociais e articulação com a rede de atendimento do município. Ela é ainda responsável pela supervisão e execução regionalizada de programas, projetos e serviços.
Compete ao SEPAC (Secretaria de Apoio ao Cidadão) prevenir situações de risco por meio do fortalecimento das relações familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos) ou fragilização de vínculos afetivos e de pertencimento social. Prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos de acolhimento, convivência e socialização das famílias e dos indivíduos, conforme identificação da situação de vulnerabilidade apresentada.
Conta com um sistema de Informação da Assistência Social (Sias) que iniciou em 2001. Ele coleta informações e permite o acompanhamento técnico das famílias atendidas pelos programas e projetos desenvolvidos pela rede de proteção social do município. O software do sistema consolida um cadastro único on-line com informações dos usuários, das famílias e da comunidade. O sistema funciona nas unidades de atendimento social e entidades conveniadas. As unidades da rede de proteção social que não dispõem do sistema podem cadastrar os usuários por meio de formulário.
Conta
...