PLANO DE MARKETING
Por: LUCIANAC • 28/9/2016 • Trabalho acadêmico • 3.347 Palavras (14 Páginas) • 1.527 Visualizações
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING NATURA COSMÉTICOS
Atividade Prática Avaliativa apresentada à disciplina Administração de Marketing do Curso Superior Tecnológico de Comércio Exterior da Universidade Católica de
Brasília.
Orientadora:
Brasília - DF
2016
3
SUMÁRIO
SUMÁRIO EXECUTIVO
INTRODUÇÃO
1. DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS E METAS DO PLANO DE MARKETING
2 ANÁLISE DO AMBIENTE
2.1. ANÁLISE SWOT
2.2. ESTUDO DAS TENDÊNCIAS DE MERCADO E PRINCIPAIS CONCORRENTES
3 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
3.1 PERFIL DO PÚBLICO-ALVO
3.2 PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE GERENCIAMENTO DOS CLIENTES
4 DEFINIÇÃO DOS DIFERENCIAIS
5 DEFINIÇÃO DO POSICIONAMENTO DE MERCADO
6 CRIAÇÃO DO BRAND EQUITY - DEFINIÇÃO DA MARCA
7 DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING - COMPOSTO
MERCADOLÓGICO
7.1 PRODUTO
7.2 PREÇO
7.3 PRAÇA
7.4 PROMOÇÃO
8. IMPLEMENTAÇÃO
9. AVALIAÇÃO E CONTROLE
CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
APÊNDICES
ANEXOS
4
SUMÁRIO EXECUTIVO
Este plano de Marketing da Natura Cosméticos propõe utilizar o Marketing como ferramenta de crescimento da Organização. O Plano de Marketing em desenvolvimento destaca o mercado de atuação da Natura Cosméticos, busca compreender os consumidores dos produtos da marca e fidelizar os mesmos. Apresentar as Linhas de produtos oferecidas pela Natura Cosméticos, bem como a mesma busca a inovação e o desenvolvimento sustentável, além de verificar através de números o quanto se tem alcançado os objetivos estabelecidos.
INTRODUÇÃO
A Natura é uma marca de origem brasileira, nascida das paixões pela cosmética e pelas relações, presente em sete países da América Latina e na França. No Brasil, é a indústria líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor da venda direta. Desde 2004, é uma companhia de capital aberto, com ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Destaca-se de suas concorrentes pela busca constante por inovação e a priorização do desenvolvimento sustentável. A Natura busca através de seu marketing alcançar seus consumidores e passar a mensagem central de sua razão de ser que é promover o Bem estar.
1. DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS E METAS DO PLANO DE MARKETING
Este Plano de Marketing tem por objetivo analisar o Mercado de Atuação da Natura e promover a fidelização dos clientes, apresentando as inovações ocorridas desde sua fundação, sempre priorizando o desenvolvimento sustentável e o bem estar de seus clientes.
2 ANÁLISE DO AMBIENTE
2.1. ANÁLISE SWOT
[pic 1]
5
2.2. ESTUDO DAS TENDÊNCIAS DE MERCADO E PRINCIPAIS CONCORRENTES
O público alvo da Natura são mulheres, de classe A e B, embora também contenham em sua linha de produção produtos com preços mais acessíveis, além de produtos para homens e crianças. As principais concorrentes são: Mary Kay, Avon, O Boticário e Jequiti. A empresa construiu vários pontos fortes com a sua estratégia de marketing, pontos que a destaca como: A marca líder do mercado de cosméticos no Brasil adotou uma estratégia de distribuição dos produtos dentro em tempo hábil em quase 100% dos pedidos, visto que a distribuição tem sido um dos grandes desafios do marketing, passou a tirar um grande proveito nas vendas on-line.
Os clientes passaram a usar com um considerável aumento o mercado eletrônico para a realização de suas compras, fruto de ações de incentivo, como promoções e o Projeto Conectividade. Esse projeto foi tão importante que as vendas chegaram a representar um percentual de 52% das vendas mensais.
3 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
3.1 PERFIL DO PÚBLICO-ALVO
As mulheres são o público primário do setor, as mesmas estão inseridas na classe A / B, possuem entre 25 e 44 anos de idade, escolaridade média à superior, donas de casa e assalariadas. No ponto de venda, buscam produtos para a saúde e bem estar. Consomem por “status” e prezam pela qualidade de vida. Gostam de ser surpreendidas e de novidades.
3.2 PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE GERENCIAMENTO DOS CLIENTES
A Natura Cosméticos possui diversos canais para atender satisfatoriamente seus clientes. A empresa estimula suas consumidoras e revendedoras a sempre sugerirem novas ideias, pois todas as sugestões de melhorias são ouvidas, registradas e repassadas para o setor responsável. O Serviço de Atendimento ao Cliente da Natura responde e-mails de seus clientes em até 12 horas após recebida a mensagem. Para a Natura CRM é muito mais do que software, ou processos bem desenhados, é acima de tudo contar com pessoas capazes e motivadas para ajudar o cliente com o que for preciso. A Natura sempre considera os consumidores de seus produtos, seus grandes aliados. Uma estratégia para verificar o gosto dos clientes antes de lançar no Mercado um novo produto, é a de fabricar em grandes quantidades amostras dos produtos em estudo, disponibilizar para as revendedoras, que então poderão repassar aos consumidores. O feedback vindo dos consumidores é considerado antes da fabricação em grande escala, de novos produtos. Dessa forma a Natura pode compreender o gosto de seus clientes e não arriscar lançar no Mercado produtos que não terão boas vendas.
...