PRÁTICA PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA I RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Por: Dielson Rocha • 21/8/2017 • Trabalho acadêmico • 3.070 Palavras (13 Páginas) • 2.851 Visualizações
FACULDADE ESTÁCIO DE SERGIPE
EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO
DENISSON MARTINS DE SOUZA
JOELSON DE JESUS SOUZA
THAYRON DOS SANTOS CRUZ
PRÁTICA PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA I
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
ARACAJU
2017
DENISSON MARTINS DE SOUZA
JOELSON DE JESUS SOUZA
THAYRON DOS SANTOS CRUZ
PRÁTICA PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA I
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estágio apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Prática Profissional em Educação Física I do curso de Educação Física – Bacharelado da Faculdade Estácio de Sergipe sob orientação do Prof. M. Sc. Marcos Antônio Mattos dos Reis.
ARACAJU
2017
Resumo
O Prática Profissional em Educação Física I tem como diretriz fazer com que os acadêmicos possam compreender tanto parte prática quanto a teórica do esporte, seja ele de lazer ou alto rendimento no campo de estágio. Onde os acadêmicos são acompanhados por um profissional de educação física formado, este presente relatório tem o objetivo de relatar as experiências vivenciadas no Centro de Excelência de Tênis (CET). O estágio teve uma duração de carga horária de no mínimo 60 horas de estágio, onde os acadêmicos compareceram três dias na semana, com cerca de três horas de estágio por dia, num período entre os meses de fevereiro a junho. No (CET) foram realizadas atividades de observação da prática esportiva, assim como intervenções durante aulas. Concluir-se que as experiências do estágio foram bastantes positivas, tendo em vista que, desenvolvemos habilidades e competências no modelo ensino e aprendizagem, ocasionando assim uma boa experiência para vida profissional.
Palavras-chave: Estágio curricular. Educação Física – Bacharelado. Esporte.
Sumário
1. Introdução ...................................................................................................... | 5 |
2. Desenvolvimento ........................................................................................... | 6 |
3. Considerações Finais ................................................................................... | 11 |
Referências ........................................................................................................ | 12 |
Apêndices .......................................................................................................... | 13 |
Anexos ............................................................................................................... | 14 |
- Introdução
O estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto pedagógico de qualquer curso de ensino superior, cuja carga horária é requesíto para aprovação e obtenção de diploma. O estágio tem como características: matrícula e a frequência regular do acadêmico no curso de educação física bacharelado, celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte que conceder do estágio e a faculdade de ensino estabelecendo uma relação entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas previstas no termo.
Segundo Borssoi (2008), o estágio necessita de uma visão dialética, fazendo com que professores e acadêmicos argumentem, ocasionando discursões construtivas, visando uma reflexão maior sobre as práticas vivenciadas no campo de estágio. Pensando assim, em uma formação continuada, realizando saberes diversificados, no ponto de vista teóricos e práticos, juntamente com as experiências dos profissionais.
O estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, onde mesmo promove oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, propiciando desta forma, a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão escolhida pelo estagiário. A realização do estágio alia conhecimento acadêmico com a experiência vivencial do ambiente de trabalho, porque elucida e complementa na prática os temas abordados nas aulas pelo professor. Assim, o estudante pode reter melhor o conhecimento sobre a profissão escolhida, através da experiência galgada durante o programa de [a]estágio.
Segundo Costa (2007), o esporte alto rendimento e os grandes espetáculos estão interligados, ambos contribuintes à dimensão econômica, e impulsionado pela evolução tecnológica é um esporte de alta competitividade transformado em mercadoria. Tento o lazer, tendo no esporte um grande representante, se tornou um grande fator de destaque para a vida pós-moderna.
O esporte lazer é uma das formas de praticar uma atividade física de maneira prazerosa e muitas pessoas utilizam os esportes como uma alternativa de se divertir, conhecer pessoas novas, sair da zona de conforto, buscando um entretenimento para os seus momentos livres. De acordo com RAMOS (2009), com suas semelhanças e diferenças, os esportes de lazer e alto rendimento possuem grande importância, podendo serem definidos com uma forma de expressão do esporte, que é um patrimônio histórico cultural da humanidade, como também, o esporte é bastante influente na história de diferentes nações e assim como, nas relações entre elas.
Como estágio supervisionado um voltado para área de esporte e lazer de alto rendimento o estágio foi realizado no, com objetivo no qual os educandos aprendem-se as modalidades vivenciadas no campo de estágio. Onde o esporte é uma atividade realizada numa forma de jogo, competitivo, lúdicos para iniciante e crianças e o esporte de alto rendimento para os atletas condicionados. Percebermos no campo de estágio que o esporte vem sendo trabalhador de forma tradicional, onde o professor organiza o início e fim da aula, intervalo, ordens das tarefas, utilizando estilo de ensino baseado no nível de cada aluno, jogador e atleta.
...