PRC- Schultz Intenational (A)
Por: joseelcosta • 26/11/2016 • Trabalho acadêmico • 854 Palavras (4 Páginas) • 724 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E CONTROLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso PRC- Schulz Intenational (A)
José Elias da Costa
Auditoria Operacional Contábil
Pra: Tatiane Antonovz
Juiz de Fora MG
2016
Estudo de Caso:
PRC- Schultz Intenational (A)
REFERÊNCIA:
MARSHALL PAUL W. WEBER JAMES. PRC- SHULTZ INTERNATIONAL (A). HAWARD BUSINESS SCHOOL. 809- PO2. 16 DE JANEIRO DE 2008.
Jim Mc Curriy em julho de 2005, tornou-se o CEO desta entidade, sabendo que a empresa estava em recuperação, assim que assumiu, verificou que a situação da PRC era muito pior do que ele imaginava previsões irreais e que não teria caixa para pagar seus colaboradores no mês corrente, Curry deu então inicio ao processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, com intuito de determinar como as despesas da PRC se comportavam com as das empresas semelhantes. O setor de auditoria e recuperação tem o objetivo de encontrar erros, pois grandes varejistas compravam grandes volumes de bens, nessas transações consistem de incentivos econômicos complexos e erros eram constantes e chegavam à casa de 0,1% do volume de dinheiro das compras dos grandes varejistas, para se identificar os erros a TI passa a registrar as compras, fazendo com que os dados ficassem organizados, com isso os auditores estudavam esses, procurando erros. Clientes pagavam as empresas de auditoria uma porcentagem do valor recuperado. Com o aprendizado das empresas em relação aos erros anteriores, houve um declínio do trabalho dos auditores.
Historicamente em 1970 Howard Schultz criou a empresa Howard Schultz & Associats e em 1990 era a maior em presa de capital fechado do setor. Jhon Cook fundou a Profit Recovery Group, investiu600milhões de dólares na compra de novas empresas, reconhecida pela revista Busines Week como uma das 100 empresas quentes em crescimento, e em 2002 adquire a Howard Schultz & Associates mudando o nome da empresa para PRC- Schultz International emitindo 15 milhões de novas ações, assim Cook é o CEO e Schultz o presidente do conselho de administração.
A partir de 2003 a PRC teve um declínio, relatórios indicavam que o setor é que se encontrava mal. Em 2005 reviu as estratégias e resolveu não mais vender a empresa, assim nos próximos anos a PRC teve avanços significativos, melhorando sua estrutura de custos e identificou novas fontes de receias. Cook se aposenta e seu substituto é MC Curry passa a ser o novo CEO e Cole o presidente do conselho administrativo. Curry não fez mudanças de pessoal, mas insistiu em trazer seu ex-colega Dan Connors para avaliar e implantar mudanças. O relatório financeiro foi divulgado e viu-se os piores resultados, Curry reuniu-se com o tesoureiro para familiarizar-se com a dinâmica do fluxo de caixa, quando percebeu que as vendas futuras eram muito melhore, assim perguntou ao tesoureiro que disse que o faturamento de julho era inferior porque acrescentou o déficit agosto e setembro, Curry pediu que o tesoureiro refizesse a planilha e que o caixa ficaria apertado, pois teria dificuldades para fechar a folha de pessoal, mas era um caso de recuperação. Curry procura o banco e em uma reunião o gerente diz que a PRC não conseguiria pagar os 15 milhões de dólares e que ficariam inadimplentes se não fosse pago os juros de 3milões de dólares e na primeira semana de Curry na empresa ele recebe um. pedido de compra da Cannel Capital LLC, oferecendo 200 milhões de dólares.
...