PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Gestão e Aspectos Sociais
Por: drialvess • 4/5/2018 • Monografia • 2.826 Palavras (12 Páginas) • 743 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
Gestão e Aspectos Sociais
[pic 3]
VOTORANTIM
2017
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
Gestão e Aspectos Sociais
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Modelos de Gestão, Gestão de Projetos, Empreendedorismo, Homem, Cultura e Sociedade, Legislação Social e Trabalhista
VOTORANTIM
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. MODELO DE GESTÃO 2
3. TERMO DE ABERTURA DO PROJETO 3
3.1. OBJETIVO DO PROJETO 3
3.2. JUSTIFICATIVA 3
3.3. REQUISITO 3
3.4. PREMISSAS 4
3.5. RESTRIÇÕES 4
3.6. RISCOS DE ALTO NÍVEL 4
3.7. CRONOGRAMA MACRO 4
3.8. INVESTIMENTO 5
3.9. EQUIPE DO PROJETO 5
3.10. GERENTE DO PROJETO, RESPONSABILIDADES, NÍVEL DE AUTORIDADE 5
3.11. MATRIZ DE NÍVEL DE ENGAJAMENTO DO PROJETO 6
4. EMPREENDEDORISMO 7
5. HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE. 8
5.1. AÇÃO SOCIAL COM RELAÇÃO A FINS 8
5.2. AÇÃO SOCIAL COM RELAÇÃO A VALORES 8
5.3. AÇÃO SOCIAL AFETIVA 8
5.4. AÇÃO SOCIAL TRADICIONAL 8
6. LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA 9
7. CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
- INTRODUÇÃO
O projeto tem como objetivo inserir um novo modelo de gestão, no qual serão ponderados a posição da empresa, identificando as dificuldades e impedimentos que bloqueiam seu desempenho. O reconhecimento dessas dificuldades sucede após um diagnóstico dos fatos que precisam ser reparados na empresa. Para isso é preciso avaliar o perfil da empresa, apontando os principais pontos de aprimoramento, sugerindo saídas adequadas e melhoria de resultados.
A EcoPlástico, é uma empresa que produz embalagens feitas de materiais recicláveis. Seu método de produção é baseado no Sistema Toyota, além da produção em larga escala. Atualmente a EcoPlástico está passando por dificuldades em seus processos de gestão. Alguns funcionários estão tendo uma grande resistência dentro da empresa, estão se sentindo coagidos e oprimidos por conta da pressão feita pelos gestores para o cumprimento das metas estabelecidas, essas metas consideradas abusivas, são também expostas publicamente, o que leva os funcionários a uma situação vexatória.
Devido a todos esses problemas, os funcionários alegam não serem respeitados enquanto seres humanos, pois, são vistos como máquinas e submetidos a uma carga de trabalho exaustiva diariamente.
O modelo de gestão vigente não admite erros ou demonstração de exaustão por parte dos funcionários, isso os deixam com a ideia de que são considerados como máquinas de produção em massa.
Essas situações enfrentadas pelos funcionários tem forçado muitos deles a se desligarem da organização devido aos danos que o quadro tem causado à honra e à saúde psíquica de muitos deles. Entretanto com esses problemas, um ex-funcionário da empresa chegou ao ponto de processar a EcoPlástico por danos morais coletivos, considerando-se que um diretor do alto escalão falava palavras de baixo calão aos funcionários da área de produção, além de submetê-los à condições humilhantes de trabalho.
Com toda essa repercussão, os gestores preocupados com a empresa, decidiram repensar o modelo de gestão adotado a partir de um novo olhar para as relações entre os funcionários, tornando o ambiente de trabalho satisfatório, agradável e motivador.
- MODELO DE GESTÃO
Nota se que a empresa EcoPlástico, não se atualizou sobre o modelo de gestão em sua empresa, pois pelas citações de seus funcionários, eles não se sentem motivados, e tão pouco reconhecidos profissionalmente. Falta transparência entre chefe/líder e funcionários/operadores, sendo assim, os funcionários trabalham insatisfeitos e sobre pressão.
...