Paper Negociação
Por: Karine Ronchi • 1/9/2017 • Artigo • 6.031 Palavras (25 Páginas) • 286 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO
Bruna Tainara Mayer
Karine Ronchi
Letícia Manske
Raquel Jahn
Waldemir Fonseca de Souza
Professora - Rosana Adelia Gomes
Faculdade Metropolitana de Guaramirim – FAMEG/UNIASSELVI
Administração com ênfase em finanças
12/04/17
RESUMO
Desde o início dos tempos a comunicação tem sido um meio de integração e desenvolvimento entre as pessoas. No mundo globalizado e competitivo em que vivemos, a sociedade atual demanda que o profissional atue cada vez mais em equipe e saiba usar a comunicação como uma ferramenta para ajudar no seu trabalho, transmitindo segurança e credibilidade do decorrer do processo, principalmente se este se tratar de uma negociação. O sucesso de uma negociação depende muito de uma boa comunicação entre as partes, e, a informação assume um papel importante neste processo. Cada um dos envolvidos em um processo de negociação deve ser capaz de comunicar de forma clara e objetiva suas ideias e sempre verificar se a outra parte absorveu as informações e o mais importante, verificar se a outra parte compreendeu a mensagem que lhe foi passada. Dessa forma, uma vez conhecida a posição das partes envolvida fica mais fácil encontrar pontos de semelhança que satisfaçam os interessem de ambas as partes.
Palavras-chave: Comunicação. Negociação. Processo.
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo tem por objetivo, mostrar a importância que a comunicação exige em uma negociação. Bons negociadores sabem que uma comunicação clara é fundamental para a realização de bons negócios.
Muitas vezes para alcançarem suas metas, só as palavras não são o suficiente, tornando-se necessário que os negociadores saibam enxergar além das palavras, termos ou expressões, captando as ideias e as mensagens, sejam eles escritas, verbais ou não verbais.
Começamos o processo de comunicação e negociação bem antes do que imaginamos, Martinelli & Almeida (1997) citam como exemplo a relação de troca entre mãe e filho, o choro da criança (ou mesmo recém-nascido) quando necessita de algo, já é uma forma de negociação com sua mãe para poder ser alimentado, quando a criança é atendida, ela consegue atingir sua meta, satisfazendo sua necessidade e, por outo lado, a mãe se satisfaz vendo o desejo de seu filho realizado.
Assim sendo no decorrer do artigo serão apresentados os conceitos básicos de negociação e comunicação, bem como salientar que a comunicação tem um papel fundamental em qualquer processo de negociação, independente de qual forma está sendo aplicada. Como também as principais barreiras, dificuldades e como melhorar o processo de comunicação para que haja uma negociação bem-sucedida.
...