Paper Sobre Plano de Negócios
Por: Samukha • 4/3/2020 • Trabalho acadêmico • 3.816 Palavras (16 Páginas) • 321 Visualizações
TCHÊLOCALIZA[pic 1]
Élisson Dantas Thereza
Isaias Cáceres Teixeira
Joice Aline Gonçalves
Kessy Pacheco Maier
Samuel Lisbôa Moura
Prof. Luciano Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração (ADG0656) – Seminário Interdisciplinar VI
07/12/2017
RESUMO
Oferecer um serviço diferenciado e de qualidade ao nosso cliente, é nosso principal objetivo. É por isso que o TchêLocaliza tem planejado e estudado formas de atender as exigências do mundo globalizado que vivemos hoje. Cada vez mais a tecnologia tem se desenvolvido e precisamos adequar nosso serviço a esse crescimento que não para de aumentar. O objetivo do aplicativo TchêLocaliza, é facilitar o serviço que as empresas de transporte oferecem aos seus usuários, permitindo que eles possam ter acesso aos horários dos ônibus, bem como da quantidade de lugares disponíveis dentro do coletivo, quanto tempo levará para chegar à parada desejada e até mostrar o percurso e o tempo que o mesmo vai levar para chegar ao fim da linha. Nossa ferramenta de trabalho não conta apenas com um simples aplicativo com sinal de GPS, mas utilizamos um equipamento eficiente com índice de assertividade de 98%. Com esse dispositivo é possível oferecer um serviço com mais qualidade atendendo as reais necessidades dos usuários, trazendo muito mais qualidade de vida de quem precisa utilizar os meios de transporte coletivo diariamente.
Palavras chave: TchêLocaliza. Qualidade de vida. Transporte coletivo.
1 INTRODUÇÃO
Apresentaremos neste trabalho acadêmico, novos conceitos de inovação e empreendedorismo, onde abordaremos táticas e formas que devem ser usadas para uma empresa se inserir no mercado competidor com um produto totalmente novo. Entenderemos que a mudança está em todo lugar, basta profissionais dispostos a fazer sua parte, contribuindo para o crescimento de mercado e surgimento de novas oportunidades para os clientes. Veremos também como uma simples ideia, quando lapidada e colocada em prática é capaz de mudar a rotina e cotidiano dos clientes para melhor, facilitando sua vida e trazendo comodidade através de um serviço ou produto, de uma forma nunca pensada antes. Como isso será possível? Aprenderemos juntos durante esse trabalho.
2 O APLICATIVO TCHÊLOCALIZA[pic 2]
Sensor eletrônico instalado nas portas dos coletivos municipais, onde por sensores, contabiliza o fluxo de entradas e saídas do mesmo, então assim, fornecerão a rede de dados da empresa informações aos usuários como localização, passageiros no mesmo e principalmente, será possível estimar o horário até a localização que a pessoa faz a pesquisa, bem como rotas alternativas, o próximo ônibus a passar pela sua localização atual, dentre outros.
2.1 O FUNCIONAMENTO DO APLICATIVO, DIFERENCIAIS E OBJETIVOS
O aplicativo surgiu do interesse em tornar a rotina do gaúcho mais fácil, pois grande parte da população depende de ônibus para ir e voltar do trabalho todos os dias.
Quem nunca deu aquela corridinha para pegar um ônibus? Ou então ficou na parada calculando se teria lugar para sentar, depois de um dia exaustivo?
Como empresa pensamos: e se pudéssemos facilitar as coisas? Vamos tentar! Jack Welch, ex-presidente da General Electric dizia: “Eu acho que a inovação está ao seu redor. Você vê o que alguém já está fazendo, adapta isso ao seu local e eleva a novos níveis. Este processo nunca para.”
Foi o que decidimos fazer: Inovar! Criamos então um aplicativo que instalado no ônibus, mostra para o passageiro/interessado na pesquisa pelo Aplicativo – App, a localização exata do ônibus através do App, fornecendo também dados como o número do ônibus, a capacidade de pessoas nele, assim sendo possível estimar quantos acentos há livre ou mesmo quantos estão em pé.
Funciona assim: ao ingressar no ônibus, o sensor contabiliza número positivo na ocupação, bem como desconta o numero de pessoas que saem do mesmo, transmitindo simultaneamente por atualizações programadas de minuto a minuto, o número de ocupantes daquele coletivo. Sobre a localização, por exemplo, se alguém está na parada do Shopping Wallig e quer saber se ainda consegue pegar o ônibus das 16h55min, liga o seu o aplicativo e ele mostra que o ônibus está na parada da Benjamin Constant e ainda estima de 10 acentos não utilizados. Junto a isso, por usar o sistema de GPS, implantaremos um sistema de alerta que o motorista pode acionar em caso de “assalto”, o qual quando acionar, o letreiro do coletivo mostrará a mensagem: Socorro Assalto, bem como acionará o serviço de segurança da empresa e Brigada Militar, passando o local, linha e número do coletivo, assim, inibindo a ação dos criminosos e garantindo de forma tácita, mais segurança aos passageiros.
Segundo definição de Barreto (1998) “empreendedorismo é a habilidade de se conceber e estabelecer algo partindo de muito pouco ou quase nada.”
O Objetivo foi pegar algo que já existe no dia a dia (transporte público coletivo) e transformar em algo mais seguro e prático de uma forma simples, porém eficaz tanto para a empresa de transporte que adquire o aplicativo e tem controle total sobre a rota de seus motoristas, quanto para o cidadão que pode voltar para casa mais tranquilo, situação que nos dias de hoje não vem ocorrendo há um bom tempo.
Já o diferencial, foi adaptar de forma prática e real um app que tem a possibilidade de auxiliar a população em geral, trazendo para o uso imediato, a informação in loco, ao usuário que vive fugindo da “utopia” e tornando esse aplicativo com suas atualizações constantes, o grande “Plus” do mercado e deixando aos concorrentes, somente à distância em comparação caso venham a inserir algo similar no mercado.
Conforme Ronilço Guerreiro (2008), “A sua orientação para começar a competir deve ser sempre a seguinte: ''Entre na cabeça das pessoas! Perceba o que é importante para elas e invista pesado em descobrir formas de como ser notado.”
...