Perdas no Varejo Setor Supermercadista Estudo de Caso
Por: Fernanda Goulart • 11/4/2022 • Projeto de pesquisa • 3.722 Palavras (15 Páginas) • 141 Visualizações
[pic 1]
Amanda Cardoso Tomazinho da Silva
Faculdade de tecnologia de Assis
amanda.tomazinho@fatec.sp.gov.br
Fernanda Goulart de Almeida
Faculdade de tecnologia de Assis
fernanda.almeida5@fatec.sp.gov.br
Roberson Baggio
Faculdade de tecnologia de Assis robersonbaggio@gmail.com
PERDAS NO VAREJO
SUPERMERCADISTA NO SETOR DE FLV
Um estudo de caso sobre suas origens e a busca por soluções
_____________________________________
RESUMO
Nos Supermercados a gestão têm como desafio o Controle de Estoque e suas Perdas. O estudo se baseou em dados fornecidos por uma Rede de Supermercados do interior de São Paulo, no Tema Controle de Perdas, no setor perecível de Hortifruti ou FLV (Frutas, Legumes, Verduras). As análises em todos os processos confrontando as teorias com o levantamento de dados fornecido, o estudo se baseou em disponibilizar uma solução eficaz, demonstrando através de gráficos a existência de possíveis falhas. A fim de evitar o reaproveitamento, com objetivo na redução das Perdas, diante dos dados apresentados o estudo sugere melhorias como a classificação nos tipos de Perdas e de Fornecedores, com auxílio da ferramenta para se obter um controle ainda mais eficiente trazendo um benefício para a organização, um sistema de BI (Business Intelligence), e assim para que proporcionem um controle de Estoque com mínimo de Perdas, com o foco na fidelização dos clientes, e que possam elevar a lucratividade para que venha a ser um modelo a ser seguido por outras Redes.
Palavras-chave: Controle. Perdas. FLV. (Frutas, Legumes, Verduras)
_____________________________________
ABSTRACT
In Supermarkets, management faces the challenge of Inventory Control and its Losses. The study was based on data provided by a supermarket chain in the countryside of São Paulo, on the Loss Control Theme, in the perishable sector of Fruits and Vegetables (FLV) (Fruits, Vegetables, Vegetables). The analysis in all processes confronting the theories with the data survey provided, the study was based on providing an effective solution, demonstrating through graphics the existence of possible failures. In order to avoid reuse, with the objective of reducing losses, in the light of the data presented, the study suggests improvements such as the classification in types of losses and suppliers, with the help of the tool to obtain an even more efficient control bringing a benefit to the organization, a BI (Business Intelligence) system, and so that they provide Inventory control with minimum Losses, with a focus on customer loyalty, and that can increase profitability so that you can.
Keywords: Article. Fatec. Formatting. Commercial Management. Assis. (fruits vegetables vegetables)
1 INTRODUÇÃO
No âmbito organizacional os Supermercados pertencem ao setor varejista, sendo a área da economia do setor terciário, o comércio com vários segmentos e serviços destinados ao consumidor final. No Brasil com o cenário atual da economia sendo instável, impulsiona as organizações à competitividade, e as forçam a criarem medidas estratégicas para se manterem em mercado. No varejo essa competição é explicita e medidas de controle e ações na redução de custos, servem de instrumento de diferencial. Conforme a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados, 2019) em pesquisa realizada no ano de 2018 com 236 Redes Supermercadistas, o faturamento destas foi de R$46,2 bilhões, sendo deste montante foi se obtido R$862,5 milhões em Perdas. Os gestores inseridos nesse cenário em mercado têm como desafio o Controle de Estoque e suas Perdas, a conciliação entre compras e vendas os tornam indispensável a sua administração. Entende se como estoque de uma empresa segundo Arnold (1999, p.265)” são suprimentos que uma empresa obtém, seja para vender ou para fornecer insumos necessários para o processo de produção”.
O estudo foi realizado em uma Rede de Supermercado do interior do estado de São Paulo no setor de Hortifruti ou FLV (Frutas, Legumes e Verduras), sendo o setor que possui o índice maior nas perdas. Dados levantados na Rede nos meses de junho, julho e agosto do ano de 2019, informam que a venda do setor de FLV representa em média 11,67% na venda total. O objetivo da escolha do tema Controle de Perdas no FLV se deu devido a sua representatividade nas vendas e a prospecção de crescimento do setor. A participação de venda deste setor é em média nacional de 10% das vendas totais nas Redes Supermercadistas (SCATTOLIN,2019) afirma;
Muito deste crescimento é reflexo da nova geração de consumidores, em especial os millenials e da geração x, que, cada vez mais, baseiam suas decisões alimentares pensando no bem-estar do planeta e do meio ambiente.
Constatou-se uma necessidade em pesquisas sobre o tema, e uma carência ainda maior em estudos específicos em Perdas no setor de FLV. Foi realizado um estudo de caso, onde foi analisado todo processo, desde a chegada, o manuseio e como é administrado o estoque a chegada até o consumidor final, e por fim apresentando sugestões, tendo como foco a maximização nos lucros com mínimos de Perdas.
O estudo no setor de FLV da Rede foi conduzido em seis partes, onde na primeira foi apresentado a introdução do tema e seus objetivos com a justificativa, amplas pesquisas bibliográficas na segunda parte, o método de como foi conduzido o estudo na terceira parte, o levantamento de dados, análises nos processos e pesquisa com os envolvidos na quarta parte, a apresentação de sugestões como melhorias na quinta, onde os conceitos que embasaram o estudo se apresentou na sexta parte, nas referências. Conforme Fachin (2006), a justificativa exalta do tema abordado e as divergências encontradas no estudo e o que sugerir como melhorias
...