Pesquisa e Merketing - AD Unisul
Por: leonardofretta • 13/4/2015 • Trabalho acadêmico • 951 Palavras (4 Páginas) • 226 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Pesquisa de Marketing
Curso: Administração
Professor: Luiz Alberto Cordioli
Nome do aluno: Leonardo Augusto Fretta José
Data: 08/09/2014
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Considerando os conceitos discutidos na Unidade de Aprendizagem de Pesquisa de Marketing, realize uma pesquisa, preferencialmente nos sites de institutos de pesquisa (IBGE, IBOPE, DATAFOLHA etc.), sobre um tipo de pesquisa de marketing realizado. Em seguida, descreva os aspectos teóricos referentes às etapas do planejamento de pesquisa, como:
- objeto de pesquisa;
R: Obter informações sobre a situação econômico-financeira, como pessoal ocupado, gastos com pessoal e despesas diversas, custos, receitas, aquisições e baixas, vendas líquidas e estoques, e as atividades das empresas comerciais, que constituem a unidade de coleta da pesquisa, segundo os itens da classificação de atividades.
- tipo de pesquisa (quanto ao objeto e quanto aos métodos);
R: Apresenta informações econômico-financeiras das empresas de comércio atacadista e varejista do País, abrangendo, entre outros aspectos, dados sobre pessoal ocupado, salários, retiradas e outras remunerações, receitas, compras, estoques e margem de comercialização, com destaque para as empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas-CNAE. Inclui indicadores regionalizados, informações sobre as formas de comercialização das empresas de comércio varejista, notas técnicas com a metodologia utilizada na pesquisa e comentários analíticos sobre a estrutura produtiva do setor, que contemplam, especialmente, as transformações ocorridas nos principais segmentos do comércio varejista no período de 1996 a 2002.
- método(s) de coleta de dados;
R: A PAC utilizou três modelos de questionário para a coleta de informações, e a Folha de Atualização Cadastral, para os casos de não-coleta:
• Questionário Simplificado - aplicado nas empresas com até 19 pessoas ocupadas no cadastro de informantes da pesquisa;
• Questionário Completo - aplicado nas empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas no cadastro de informantes da pesquisa; e
• Folha de Atualização Cadastral - FAC, aplicada às empresas selecionadas que não preencheram questionário por motivo de paralisação, extinção, mudança para endereço ignorado ou por não exercerem atividade no âmbito da pesquisa. Os questionários foram aplicados através de formulário em papel ou formulário magnético (disquete), de acordo com a opção do informada.
- informações sobre amostragem, e considerações referentes aos resultados apresentados, e finalmente;
- R: O cadastro básico de seleção da PAC 2002 foi o Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, atualizado, na ocasião, pelos resultados da Pesquisa Anual de Comércio 2000, pela Relação Anual de Informações Sociais - RAIS de 2001 e pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED do Ministério do Trabalho, totalizando 2 040 399 empresas de comércio. O objetivo contemplado no desenho da amostra foi a obtenção de estimativas dos totais populacionais eferentes às variáveis investigadas, por Unidade da Federação e segundo níveis de classificação de atividades definidos previamente. A PAC visa a obter resultados para certas subdivisões importantes da população. Neste caso, o desenho da amostra usualmente recomendado é o de amostra aleatória estratificada. O desenho amostral da PAC estratifica a população de empresas em estratos gerenciais, estratos naturais e estratos finais. Os estratos gerenciais são formados pelas empresas que atuam em mais de uma Unidade da Federação e possuem menos de 20 pessoas ocupadas no cadastro básico de seleção da amostra. As empresas desse estrato foram todas incluídas na amostra. Os estratos naturais foram construídos a partir da reunião de empresas com a mesma combinação de Unidade da Federação e classificação de atividade. Os estratos finais indicam a participação da empresa na parte certa (C) ou amostrada (A) de cada estrato natural, de acordo com uma medida de seu porte (Pessoal Ocupado). As empresas do estrato final certo (empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas) de cada estrato natural foram todas incluídas na amostra, enquanto em cada estrato final amostrado (empresas com menos de 20 pessoas ocupadas) as empresas foram selecionadas usando amostragem aleatória simples sem reposição
- qual benefício essa informação trará para o mercado. Não esqueça de que deve fazer referência de sua fonte de pesquisa.
R: O cadastro básico de seleção da PAC foi o Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, atualizado, na ocasião, pelos resultados da Pesquisa Anual de Comércio, pela Relação Anual de Informações Sociais - RAIS e pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED do Ministério do Trabalho, totalizando 2 040 399 empresas de comércio. O objetivo contemplado no desenho da amostra foi a obtenção de estimativas dos totais populacionais eferentes às variáveis investigadas, por Unidade da Federação e segundo níveis de classificação de atividades definidos previamente. A PAC visa a obter resultados para certas subdivisões importantes da população. Neste caso, o desenho da amostra usualmente recomendado é o de amostra aleatória estratificada. O desenho amostral da PAC estratifica a população de empresas em estratos gerenciais, estratos naturais e estratos finais. Os estratos gerenciais são formados pelas empresas que atuam em mais de uma Unidade da Federação e possuem menos de 20 pessoas ocupadas no cadastro básico de seleção da amostra. As empresas desse estrato foram todas incluídas na amostra. Os estratos naturais foram construídos a partir da reunião de empresas com a mesma combinação de Unidade da Federação e classificação de atividade. Os estratos finais indicam a participação da empresa na parte certa (C) ou amostrada (A) de cada estrato natural, de acordo com uma medida de seu porte (Pessoal Ocupado). As empresas do estrato final certo (empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas) de cada estrato natural foram todas incluídas na amostra, enquanto em cada estrato final amostrado
...