Pim I Unip Gestão Hospitalar
Por: valeriafmonteiro • 12/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.946 Palavras (8 Páginas) • 642 Visualizações
Hospital Albert Einstein
RESUMO
A fonte de estudo desse Projeto Integrado Multidisciplinar é o Hospital Albert Einstein, uma empresa de grande porte que conta com mais de 8 unidades e aproximadamente 6 mil colaboradores, oferecendo diversos serviços e buscando sempre a qualidade de um bom atendimento. Atualmente vemos constantes mudanças nos Hospitais e demais setores da saúde, essas mudanças fazem com que exista a necessidade de um profissional especializado em gestão hospitalar, que seja capacitado para gerenciar de forma eficiente o ambiente hospitalar. Este trabalho baseia-se em fatos inovadores da administração, e como as empresas utilizam os recursos administrativos e constitucionais para gerenciamento das atividades realizadas em um ambiente hospitalar. Iremos apresentar as disciplinas Fundamentos da Administração na Área da Saúde, Gestão da Cadeia de Suprimentos na Área da Saúde e Fundamentos do Direto Comercial e do Consumidor.
1 INTRODUÇÃO
O presente Projeto Integrado Multidisciplinar, destina -se a apresentar o Hospital Albert Einstein, atuante no mercado há mais de 60 anos com a premissa de inovar e crescer, sempre com excelência e com o compromisso da comunidade judaica de oferecer a população brasileira uma referência em qualidade da prática médica. Hoje é referência em tratamentos com tecnologia de ponta e atendimento humanizado.
Para a construção do presente projeto abordaremos informações da empresa de um modo geral e de como são feitos seus planos organizacionais, vamos explorar as disciplinas estudadas no bimestre fazendo uma correlação entre a teoria e a prática.
Em Fundamentos de Administração na Área de Saúde iremos abordar quais as práticas de gestão que a empresa estudada aborda, analisando e relacionando-as à teoria estudada.
A Gestão da Cadeia de Suprimentos na Área de Saúde permite administrar de forma eficiente os recursos disponíveis, por isso nesse projeto iremos mostrar como o hospital administra esses recursos.
Em Fundamentos do Direito Comercial e do Consumidor iremos analisar como a empresa aplica as políticas de relações de consumo e normas de proteção ao consumidor e quais as práticas adotadas para prevenir riscos desses aspectos.
2 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO NA ÁREA DE SA
2.1 O que é uma organização
O conceito de organização é muito diversificado, dependendo não só do autor que a estuda, da época em que o autor viveu e como ele a estudou, como também dos objetivos pelos quais a organização foi concebida. Por exemplo: para O´B rien (1994 ), organização é um sistema sócio - técnico; para Alter (1992), as organizações são sistemas próprios, um conjunto de componentes que interagem e que operam com vistas a alcançar alguns objetivos. Como não é nosso objetivo aprofundar o estudo das organizações nesse curso, vamos considerar a seguinte definição: Organizações são entidades, instituições ou empresas com propósitos definidos, compostas por sistemas, processos e metodologias de trabalho, pessoas e recursos que interagem na busca e consecução de objetivos junto à sociedade. Relembrando: as organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas: tamanhos, estruturas e objetivos diferentes. Não existem duas organizações semelhantes. Uma mesma organização nunca é igual ao longo do tempo; ela se transforma sempre.
2.2 Tipos de organizações
Basicamente, existem dois tipos de organizações: as não lucrativas e
as lucrativas. Organizações não lucrativas são as organizações cujos propósitos ou objetivos são de natureza social, isto é, prestação de serviços, segurança, entre outros. Essas instituições não visam lucro, mas contabilizam seus resultados sob o ponto de vista social e pelo bem que realizam para a sociedade. Em geral, elas vivem de verbas governamentais e/ou doações da própria sociedade. Como exemplos podemos elencar: Exército, Marinha, Força Aérea; Polícias Federais, Estaduais e Municipais, Militares ou Civis; Igrejas; ONGs; grupos de escoteiros; instituições beneficentes; hospitais públicos; fundações; clubes recreativos, associativos, entre outros. Organização lucrativas; são comumente denominadas por empresas na verdadeira concepção do termo, isto é, foram concebidas para gerar bens e/ou serviços, vendendo-os para a sociedade, com uma margem de lucro que compense o investimento de capital e cubra, com sobra, para os acionistas, seus custos de produção.
2.3 Práticas Administrativas na Área da Saúde
As teorias da Administração são baseadas em pensamentos e estudos que evoluíram ao longo do tempo dede sua criação. Todas as teorias são válidas e aplicáveis às diversas situações do mundo corporativo moderno, cabe ao gestor conhecê-las para que tenha à sua disposição o conhecimento necessário para a resolução de problemas. O quadro abaixo permite visualizar de forma resumida os objetivos de cada escola:
Na empresa estudada observamos o seguimento da Teoria das Relações humanas pois vemos que existe uma preocupação com o desenvolvimento humano e profissional dos colaboradores, a empresa entende que profissionais motivados são capazes de enfrentar situações diversas, buscando sempre a melhor solução para o paciente, proporcionando o crescimento da instituição.
...