Piramide de maslow
Por: riachuelo • 30/11/2015 • Artigo • 618 Palavras (3 Páginas) • 706 Visualizações
Hierarquia das necessidades de Maslow
Maslow desenvolveu a teoria que se baseia na ideia das necessidades humanas, ou seja, as necessidades humanas podem ser dispostas numa hierarquia como pirâmide, onde estão as necessidades básicas e as mais importantes.
São cinco as necessidades do individuo
Necessidades fisiológicas ou básicas: são necessidades de alimento, abrigo, repouso etc... Estão ligadas a sobrevivência da pessoa.
Necessidades de segurança: são necessidades de proteção contra ameaças, perda do emprego e riscos a integridade física.
Necessidades sociais: são necessidade de amizades, afeto, participação, aceitação dentro do grupo e da sociedade.
Necessidades de auto estima : são necessidades de autoconfiança, aprovação social e respeito.
Necessidades de auto realização: são necessidades de utilizar o potencial de aptidões e habilidades.
O ser humano possui necessidades que motivam o seu comportamento, ou seja, quando se satisfaz de uma necessidade, surge outra e assim por diante.
Segundo Maslow (2012, teoria geral da administração PLT 755, Antonio Cesar Amaru Maximiliano) pag.196 “ As pessoas estão em processo de desenvolvimento continuo. As pessoas tendem a progredir ao longo das necessidades, buscando atender uma após outra, e orientando-se para outra realização.”
Teoria geral da administração. Antonio Cesar Amaru Maximiliano 2012 PLT 755 pag. 195 e 196
[pic 1]
Fran´s café
Em 1972 Francisco Conte, o Fran resolveu juntar sua paixão pelo café com a oportunidade de um negocio, onde o Fran e seu irmão Jose Roberto, escolheu um ponto em Bauru interior de SP para realizar o sonho de abrir uma cafeteria diferenciada, onde homens e mulheres pudessem tomar um bom café em um ambiente diferenciado.
Segundo Francisco “ Na época as mulheres não tinha um local apropriado para conversar, tomar café. Um local seguro onde pudessem ficar tranquilas. Assim que inaugurei o Fra´s café, foi um sucesso para o publico feminino. As mulheres representavam 90% de todos nossos clientes”
Com o sucesso da primeira loja, Fran inaugura a segunda loja na cidade, mais a vontade de levar cafeteria para a capital era presente.
Chegada a São Paulo
Em 1988 Fran juntamente com um sócio Henrique Ribeiro decide abrir a Fran´s café na capital, num ponto mais cobiçado na época, Edifício Itália, pois um amigo havia indicado o local na época, o assedio comercial dos empresários foi grande, pois recebia ofertas tentadoras para vender a Fran´s café. Por causa do assedio em 1992 foi lançado o sistema de franquias, hoje já são mais de 117 lojas espalhadas pelo Brasil.
Para acompanhar a modernização tecnológica toda a rede Fran´s café oferece a seus clientes serviço de wi-fi (rede sem fio) enquanto toma café o cliente acessa a internet em seu notebook, outro ponto de destaque é o serviço de 24 horas, em qualquer hora do dia e da noite o café estará pronto para atender o cliente, outro diferencial é ter o mesmo produto com a mesma qualidade em todas as lojas, seu cardápio varia do mais simples café ao mais sofisticado, tem um mix maior de produtos variados entre massas, sopas no pão, saladas, café gelado, sorvetes, lanches light, agua gaseificada para limpar as papilas gustativas, podemos citar a variedade de produtos da sua própria marca em suas embalagens, trabalhando com o conceito similar aos das cafeterias europeias, onde além de oferecer um bom café com comodidade confortável, com os melhores pontos comerciais uma padronização arquitetônica e pecas exclusivas de louças trazendo elegância ao ambiente. A rede investiu em um novo conceito de ponto de venda inspirado na concorrente Starbucks, criando minis lojas mais populares como quiosques, sendo lojas voltadas ao publico que esta de passagem.
...