Planejamento: Como o Cérebro Aprende?
Por: Carolsilva19 • 27/2/2020 • Relatório de pesquisa • 415 Palavras (2 Páginas) • 103 Visualizações
[pic 1]
Como o cérebro aprende?
Não há muita gente que compreenda a importância de se conhecer um pouco de Neurociência para potencializar o aprendizado. Pensando nisso, a Fenômenos Aprendizagem resolveu tratar do assunto e lhe auxiliar! Esse texto não lhe tornará um expert em Neurociência, mas certamente impulsionará seu desempenho acadêmico.
A Neurociência se ocupa hoje de entender as diferentes formas de aprendizagem utilizando-se de experimentos comportamentais e de modernos equipamentos de imagem, como os de ressonância magnética e de tomografia, os quais permitem observar as alterações no cérebro durante o seu funcionamento.
Sabe-se que a emoção interfere diretamente no processo de retenção de informação. Parece natural que é preciso motivação e atenção para aprender, não é? Pois você está certo!
Ao estudarmos, recebemos quase sempre estímulos visuais e auditivos. Alguns desses estímulos chamam a nossa atenção e são levados para o nosso cérebro, mais precisamente para a nossa memória de trabalho, que é um componente cognitivo ligado à memória, permitindo o armazenamento temporário de informações, no entanto com capacidade limitada.
Os estímulos levados ao nosso cérebro funcionam como ímãs, que trazem do córtex cerebral, onde fica nossa memória de longo prazo, outras informações, que por sua vez são relacionadas com aqueles estímulos vindos do ambiente em que estamos prestando atenção. Assim, quando raciocinamos, as informações novas e antigas se conectam dentro da memória de trabalho, fortalecendo a aprendizagem. Portanto, a formação da memória é mais efetiva quando a nova informação é relacionada a um conhecimento prévio.
Para haver aprendizado, portanto, nosso cérebro precisa estar em constante exercício. É a repetição e o esforço que fazem com que você armazene o aprendizado definitivamente. Quanto mais vezes exercitamos algo, mais o cérebro considera a informação importante, fazendo com que essa informação seja convertida em memória de longo prazo, com a formação permanente de conexões entre os neurônios.
Com base no que você leu até agora, você aceitaria um desafio? Em caso positivo, leia adiante, pois temos uma proposta para você! Após assistir nossa(s) video aula(s), procure um lugar tranquilo, sem qualquer intereferência de seu celular, computador ou televisão, e escreva à mão um resumo do material que você assistiu. Você poderá escutar música, se preferir, mas somente a melodia, sem o vocal! Por quê? A Neurociência explica… E lembre-se, faça isso antes de dormir!
Depois de concluir a tarefa, envie a foto de seu manuscrito para contato@fenomenosaprendizagem.com.br para que façamos nossos comentários a respeito. Ao utilizar essa técnica, você notará, com o tempo, que seu desempenho acadêmico melhorará. A Neurociência garante!
Aguardaremos seu manuscrito!
Bons estudos!
...