Planejamento, Organização e Cronograma
Por: Chris Silva • 23/3/2020 • Resenha • 332 Palavras (2 Páginas) • 146 Visualizações
Ouvir músicas é bom, mas o que há por trás de um CD ? Quais os custos ?
Planejamento
Necessariamente tem que ter um estúdio para fazer a captação dos instrumentos; um arranjador que faz os arranjos das faixas; produtor que vai conversar com o artista e determinar que cara terá esse trabalho; técnico de gravação/engenheiro de som para gravar tudo que será captado, depois parte para a parte de mixagem onde equilibra todos os sons, e depois pra masterização e depois para a fábrica aonde essa faixa se transformará em várias cópias.
Orçamento
O ponto de partida é a necessidade de se desenvolver no trabalho, onde conversa com todos os departamentos e é determinado os orçamentos envolvidos.
E muita coisa pode dar errado durante o processo, como por exemplo, perceber que o projeto não está ficando bom, e para melhorá-lo será preciso de um elemento caro, além dos horários pois o estúdio pode estar atrasado, reservado para outra coisas.
O segredo de um bom orçamento é o planejamento inicial, todos os pontos devem ser colocados no papel, bem sucedidos em todas as áreas.
O peso do orçamento no planejamento operacional é grande pois uma empresa geralmente tem vários projetos em um ano, vários desses com erros de orçamento e o rombo do final do ano será grande, podendo comprometer até as produções programadas para o ano seguinte.
Cronograma
As empresas também precisam fazer cronogramas, planejar “direitinho” quanto tempo vai durar cada trabalho, porque furar, certamente o orçamento também irá “dançar”.
A relação de cronograma e orçamento é que o cronograma normalmente costuma ser longo para concluir um projeto, demorando meses ou até mais, e se você não obedece o cronograma é lógico que corre risco de comprometer o orçamento.
E a armadilha de um cronograma é não agendar com certa antecedência essas participações que envolvem muitas pessoas em uma gravação, pois se grava todos juntos você acaba perdendo horas valiosas no orçamento final. E é bom dar uma “brecha” nos cronogramas pois nunca se sabe quando pode-se ter um atraso
...