Planejamento estratégico
Por: cauan • 29/10/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 475 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
O planejamento estratégico é uma ferramenta muito utilizada no meio organizacional e que caso seja aplicada com o método correto, trará muitas vantagens para organização, pois direciona às ações da empresa com base em seus objetivos, dando mais assertividade na tomada de decisão a longo prazo, assim, obtendo maior adaptabilidade as mudanças constantes no mundo empresarial.
Segundo Drucker (1977) que define Planejamento Estratégico como um processo contínuo, sistemático, organizado e capaz de prever o futuro, de maneira a tomar decisões que minimizem riscos, ou seja, o planejamento estratégico precisa da definição de critérios para sua elaboração, pois o mesmo proporciona uma base de informações correta para auxiliar na tomada de decisão, é algo para ser vivido na realidade da empresa de maneira que consigar tranformar seus resultados e fazê-la expandir seus horizontes. E isso ficou bem claro na palestra tema do fórum.
Entrando na parte de cenários Antonio Cesar Amaru Maximiano (2006, p. 337), a análise de ameaças e oportunidades do ambiente é um dos pilares do planejamento estratégico. Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, maior a necessidade de analisá-lo. Com essa fala de Maximiano podemos resumir que cenários são utilizados para uma análise mais eficiente do ambiente externo, podendo assim, não prever o futuro, mas conseguindo se previnir ao máximo de ações futuras, o que auxilia na construção de uma boa estratégia. Tudo isso permite que a empresa tenha maior chances de acerto em suas decisões, e seja mais rápido o processo de mudança caso necessite alterar a estratégia, por conta de mudanças no ambiente.
Com isso, temos três ferramentas bem conhecidas para análise de cenários, que são: Análise SWOT ou Planilha FOFA; PDCA e Balanced Scorecard (BSC).
Um ponto abordado no vídeo disponibilizado para fórum, foi o método Grumbach, que se mostra bem completo em relação a outros métodos. Ele tem como objetivo gerenciar o processo e gestão estratégica da organização. Segundo Grumbach e Marcial (2008), o método de Grumbach de gestão estratégica se ampara em várias técnicas e métodos, como: brainstorming; método de Delphi; método de impactos cruzados; o teorema de Bayes; a simulação de Monte Carlo; a teoria dos jogos. Percebe-se o intenso emprego de modelagem matemática e ferramentas de pesquisa operacional. Adicionalmente, a aplicação do método é facilitada a partir de dois softwares: o Puma (sistema de planejamento estratégico e cenários prospectivos) e o Lince (sistema de simulação e gestão do futuro).
REFERÊNCIAS
PRIMEIRONEGÓCIO. Método Grumbach – o que é, características, vantagens. Disponível em: https://www.primeironegocio.com/empreendedorismo/metodo-grumbach/. Acesso em: 27 out. 2019.
BRAINSTORMING CONSULTORIA E TREINAMENTOS. Método de Grumbach: Gestão estratégica integrada. Disponível em: http://brainstorming.com.br/brainstorming/metodo-grumbach. Acesso em: 07 out. 2019.
SEBRAE. Três ferramentas para auxiliar no planejamento estratégico do negócio. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/tres-ferramentas-para-auxiliar-no-planejamento-estrategico-do-negocio,c55b6d461ed47510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 28 de out. 2019.
...