Plano de Marketing
Por: Lilly Poli • 20/11/2022 • Bibliografia • 260 Palavras (2 Páginas) • 90 Visualizações
Em 1969, Luis Seabra inaugurou uma pequena fábrica em São Paulo, chamada “Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut” que, alguns meses depois, passa a se chamar Natura.
Em 1970, abriu sua primeira loja em São Paulo, na Rua Oscar Freire, sendo a venda dos produtos realizada pelo próprio Seabra. Alguns anos depois essa loja foi fechada e adotaram a venda direta como principal modelo de negócio, criando uma rede de Consultores e Consultoras de Beleza Natura, que hoje somam 1,7 milhão de pessoas no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru.
Aliando uma grande quantidade de produtos de beleza, maquiagem e cuidados pessoais, com a preocupação pelo meio ambiente, a Natura conquista cada vez mais clientes, pois possui vários programas ligados ao social e à sustentabilidade.
Mesmo sendo a 5ª empresa de venda direta no mundo, sentiu a necessidade de ampliar seu modelo de negócios, já que houve um aumento de comercialização de produtos de forma online e tendo como concorrente direto empresas tanto no Brasil, quanto em outros países (Boticário – Paraná; Coty e Procter & Gamble, ambas nos Estados Unidos; Shiseido – Japão; L’oreal – França; Unilever – Londres).
Fatores que levaram à essa busca de novos modelos de negócio:
Fatores econômicos: Mesmo com a instabilidade da economia, as pessoas não deixaram de consumir seus produtos, pois atualmente se dá muito valor ao cuidado e bem estar pessoal.
Fatores Sócio-culturais: O que antes era basicamente produtos direcionados ao público feminino, agora é uma gama de segmentos direcionados de maneira individual (produtos direcionados ao público masculino; infantil; produtos específicos para cabelos afro, por exemplo).
...