Portfólio: Balanced Scorecard (Objetivos/Crescimento/Sustentação/Colheita)
Por: INEUS • 18/5/2016 • Trabalho acadêmico • 642 Palavras (3 Páginas) • 523 Visualizações
Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul / Universidade de Franca
Aluno: Cristiano Sousa
Curso: Administração
Prof.ª Esp. Tutora Alessandra Marzagão
Disciplina: Administração Financeira Orçamentaria II
Portfólio: Balanced Scorecard (Objetivos/Crescimento/Sustentação/Colheita)
Na década de 80, os métodos de desempenho empresarial deixaram de ser eficazes; em 1990 surgiu um novo modelo inovador de avaliação e desempenho empresarial denominado de Balanced Scorecard; desenvolvido em estudos por várias organizações e que foi financiado pelos institutos Norton e Nolan.
Seu principal objetivo é alinhar o planejamento estratégico e as atividades operacionais que as organizações exercem; adotar medidas para orientar o aprendizado e o crescimento organizacional; identificar qual estrutura deverá ser adotada.
A perspectiva financeira monitora se a estratégia da organização está contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros; as metas financeiras se relacionam com a rentabilidade, crescimento e valor para os acionistas.
Os objetivos e medidas financeiras desempenham um papel duplo; definem o desempenho financeiro esperado da estratégia e servem de meta principal para a definição dos objetivos e medidas das outras perspectivas do Scorecard.
A fase do ciclo de vida em que a organização se encontra difere os objetivos financeiros aos quais à organização se orientará.
Fases:
Crescimento: início do ciclo de vida organizacional; suas principais características são o investimento elevado em infraestrutura, criação e consolidação dos processos internos e desenvolvimento da base de clientes; seus objetivos financeiros é a velocidade de crescimento da receita (aumento das vendas previamente determinadas).
Segundo Kaplan e Norton (2000), nesta perspectiva as organizações trabalham com duas estratégias básicas; a primeira irá refletir nas outras perspectivas no sentido de gerar novas fontes de receita provenientes de novos mercados, novos produtos, novos clientes e na ampliação do relacionamento com os clientes já existentes; já a estratégia de produtividade irá refletir na busca da execução eficiente das atividades operacionais em apoio aos clientes atuais, podendo incluir também a redução de custos; fazendo com que os clientes ficam mais fidelizados com a empresa.
A segunda fase é a Sustentação: suas características são retorno sobre o capital investido, investimento visando basicamente melhorias continuas dos processos internos e ampliação gradual da capacidade de produção; seus principais objetivos são: lucratividade, aumento da receita operacional e margem bruta, aumento da razão receita contábil sobre capital investido, retorno sobre o investimento e aumento do valor econômico agregado.
A sustentação é a fase que as organizações atraem investimentos, e são forçadas a obterem bons retornos sobre os investimentos dos acionistas; o crescimento de mercado dessas organizações geralmente é ínfimo.
Nesta fase tem que trabalhar com a estratégia de buscar novos clientes e manter
...