Portfólio Unopar 3º período Administração
Por: lestude • 27/10/2016 • Artigo • 2.877 Palavras (12 Páginas) • 477 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
MISAEL BRAGA DE LIMA
MAIZA GOMES MIGUEL
LUCAS SOARES DA SILVA
MAYRRANE DE SOUSA SILVA
SORAYA ARISTIDES DA SILVA SOUSA
RAFAELLA FERREIRA E SILVA FERRAZ
ROSIMEIRE FRANÇA ANDRADE
“A IMPORTÂNCIA DO MARKETING, DA PESQUISA DE MERCADO E DA NEGOCIAÇÃO PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS EM TEMPO DE CRISE.”
[pic 3]
Colinas do Tocantins - TO
2016
“A importância do marketing, da pesquisa de mercado e da negociação para as empresas brasileiras em tempo de crise.”
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Marketing, Pesquisa de Mercado, Metodologia Científica, Negociação, Seminário Interdisciplinar III, Comunicação e Linguágem, Seminário Interdsiciplinar II
Profs.
Colinas do Tocantins - TO
2016
Resumo
Ao acompanhar os noticiários e meios de comunicações como às mídias, deparamos com alguma novidade do senário financeiro no mercado. Logo, verifica-se que os caminhos de quaisquer setores no mercado, dentro de grandes ou médias empresas, torna-se refém de previsões negativas com relação aos semestres posterior. As mudanças de hábitos dos consumidores e os novos cenários acabam exigindo que as empresas se ajustem ao contexto atual, como a crise, não apenas a fim de sobreviver à esse cenário, mas também com a estratégia de continuar mantendo seus negócios como produtos e serviços, no mercado. Quando o país vive momentos de crise financeira, as empresas precisam tomar decisões difíceis, como reduzir custos, deixar de investir e rever o planejamento. Este artigo apresenta abordagem sobre o marketing, a pesquisa de mercado e a negociação, procura fornecer informações específicas sobre técnicas e estratégias, sobre tudo a importância do Marketing e suas ferramentas tempos de crise.
Palavra-chave: Marketing, pesquisa de mercado, negoociação.
INTRODUÇÃO
Como atualmente é conhecimento de todos, o país vivencia crise econômicas nos últimos tempos, dando origem à vários vatores como dificuldade para se genir qualquer negócio. Ao acompanhar os noticiários e meios de comunicações como às mídias, deparamos com alguma novidade do senário financeiro no mercado. Logo, verifica-se que os caminhos de quaisquer setores no mercado, dentro de grandes ou médias empresas, torna-se refém de previsões negativas com relação aos semestres posterior. Deste modo, como a economia depende das expectativas, o desenvolvimento econômico tende a desacelerar, causando muitas baixas para empresas em todos os setores.
Com atual crise econômica no Brasil ainda deve levar, ao menos, por mais alguns meses. Em épocas de recessão, os gestores e donos de negócios geralmente não sabem a real importancia de como agir em relação ao marketing, a pesquisa de mercado e a negociação, e acabam não investindo nesses setores. Porém a questão é que toda e qualquer crise são transitórias, e justamente por esse contexto, encobrem ótimas oportunidades de negócio, já que movimentam os mercados intensamente.
A mudança de hábitos dos consumidores e os novos cenários acabam exigindo que as empresas se ajustem ao contexto atual, como a crise, não apenas a fim de sobreviver à esse cenário, mas também com a estratégia de continuar mantendo seus negócios como produtos e serviços, no mercado. Nesse sentido, quem empreende ou está no mercado à frente de um negócio não pode deixar de implementar ou dar continuidade à atividades voltadas para o marketing. Afinal, é através dessa área que as empresas sobressaem e passam a atrair novos clientes, conservar os antigos fidelizados e, enfim, superar a crise.
Quando o país vive momentos de crise financeira, as empresas precisam tomar decisões difíceis, como reduzir custos, deixar de investir e rever o planejamento. Porém o que muitas empresas esquecem é que os seus clientes também passam por a mesma crise, do qual são forçados a tomar as mesmas decisões na vida pessoal. E é aí que a pesquisa de mercado se torna imprescindível para essa empresas.
Outro aspecto importante é a negociação e que não pode faltar, essa vem assumindo uma importância cada vez maior no mundo dos negócios. A todo o momento os meios de comunicação estão se referindo às fusões, incorporações, ¹joint-ventures e alianças estratégicas como necessidades de uma economia moderna, dinâmica e competitiva. As negociações estão presentes não só quando se firmam os acordos, mas também nas suas implementações.
Com base nisto, este artigo apresenta abordagem sobre o marketing, a pesquisa de mercado e a negociação, procura também, fornecer informações específicas sobre técnicas e estratégias. Além de prover conteúdo das etapas que compõem esses processos com base em conceitos, afim de que o mesmo possa compreender a importância do Marketing , da Pesquisa de Mercado e da Negociação para as organizações em tempos de crise.
¹joint-ventures - é uma expressão de origem inglesa, que significa a união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum, por um determinado período de tempo e visando, dentre outras motivações, o lucro
O MARKETING EM TEMPOS DE CRISES
Quando o assunto é marketing gera várias reflexões segue a mesma linha, ou seja, quando a economia está favorável no mercado, as empresas não abrem mão de investir parte de seus capitais neste setor, porém quando iniciam-se rumores sobre crises ou até a queda do faturamento das empresas, muitas delas simplesmente deixam de investir em marketing, o que é um grande erro. O fato é que a maior parte das empregas não conhecem especificamente essa área, relativamente não terá importancia sobre tal.
...