Portifólio Unopar 4° Semestre
Por: Jean Souza • 3/7/2015 • Trabalho acadêmico • 713 Palavras (3 Páginas) • 654 Visualizações
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO LOGÍSTICO
As áreas de logística de suprimentos, produção e distribuição funcionam em conjunto para que os materiais estejam em movimento a todo instante para evitar uma possível ruptura de estoque.
Na GVT existem duas formas para reposição de materiais nas filiais que atendem diretamente os clientes, a primeira, é realizada diretamente do fornecedor para a unidade e a segunda é realizada de outras filiais em que os níveis de estoque estejam altos a ponto de transferir parte do estoque sem causar problemas futuros.
Toda a comunicação com fornecedores para reposição de materiais é realizada via sistema SAP, onde é possível efetuar os controles, criar pedidos e efetuar pagamentos automaticamente.
Duas atividades são terceirizadas a armazenagem e o transporte.
Para armazenagem são utilizados operadores logísticos e para os transportes a GVT possui uma célula que realiza a cotação dos fretes e contratação, porém, toda a movimentação de material é realizada por parteiros terceirizados. Com o principal material a ser transportado sendo peças eletrônicas o transporte aéreo é o mais utilizado e gera o maior custo para a companhia.
2.2 GERENCIAMENTO DE ESTOQUES
Cerca de 95% de todo o estoque da empresa está armazenado em operadores logísticos, onde, através de BID, foi contratados os melhores operadores para cada região e realizado a transição de armazenagem própria para terceirizada, utilizando estruturas porta paletes e espações internos e externos para armazenamento variando de filial para filial, o que reduziu o custo de armazenagem e trouxe maior poder de armazenagem de materiais.
As empresas terceirizadas responsáveis pelo recebimento, armazenagem e expedição de materiais utiliza o sistema WMS (Warehouse Management System) para gestão do estoque o que facilita a entrada, controle e saída de materiais no armazém. O controle de estoque é realizado pelo próprio operador e também com a presença de colaboradores da GVT, acompanhando inventários cíclicos e rotativos, auditorias programadas e não programadas para que possam identificar qualquer eventual desvio e regularizá-lo sem afetar o cliente final. A gestão de estoque também é realizada pelas duas empresas, monitorando KPI’s de desempenho para que todo o processo seja efetuado de forma eficiente e com a máxima qualidade.
2.3 GESTÃO DE PESSOAS
A estrutura de Supply Chain na GVT é alocada na área de finanças, sendo distribuídas a partir da direção para dois gerentes sênior, onde temos o responsável por todos os gerentes de logística, estes locados em cada região do país e estes gerem a região com o apoio de coordenadores, supervisores, e analistas de logística, que realizam o monitoramento e controle dos processos executados por operadores logísticos e outro gerente sênior responsável pelo planejamento logístico e controle de atendimentos internos e externos da companhia.
A GVT busca a qualidade em todas as áreas e atuações da empresa e isso não é diferente com os colaboradores. O investimento nas pessoas é prioridade na empresa para que todos estejam sempre motivados a entregar o melhor desempenho. Disponibilizando cursos, treinamentos e orientando os colaboradores a trabalharem com ética, a GVT vem se destacando no mercado nacional.
2.4 NEGOCIAÇÃO EM COMPRAS
O processo de compras de materiais é realizado pela célula de planejamento, onde é realizado em contato direto com o fornecedor e onde é gerado o pedido de compras de acordo com análise realizada pelos analistas de planejamento de demanda.
...