Portifolio
Por: keler05 • 8/11/2016 • Trabalho acadêmico • 3.297 Palavras (14 Páginas) • 470 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
FERNANDA BERTON LARGO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO:
Gestão de operações e projetos
Cidade[pic 3]
Liberato Salzano
2016
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO:
gestão de operações e projeto
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a obtenção da nota bimestral das disciplinas Diagnóstico e Intervenção Empresarial, Sistema de Informação Gerencial, Estratégia Empresarial, Simulação Empresarial e Seminário Interdiciplinar VII.
Orientador: Prof. Rinaldo Lima, Marco Hisatomi, Henry Nonaka, Suzi Bueno e Marilza Aparecisa Pavesi.
Liberato Salzano
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................. 4
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...................................................................... 5
3 DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL..................................................................... 10
3.1 EMPRESA..................................................................................................... 10
3.2 MARIZ SWOT............................................................................................... 10
3.3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.............................................................. 12
3.4 TOMADA DE DECISÃO.............................................................................. 12
3.5 AVALIAÇÃO DE RESULTADO................................................................... 13
3.6 DESEMPENHO E INDICADORES............................................................... 13
3.7 PROPOSTAS PARA A EMPRESA............................................................... 14
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................ 16
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................. 17
- INTRODUÇÃO
A elaboração de um planejamento estratégico não pode ser considerada como um simples exercício de planejamento, deve seguir pensamento estratégico flexível o bastante para ajustar-se às modificações do meio envolvente e orientarem seus executantes na implementação do mesmo, seguindo os resultados obtidos referente as pesquisas gerenciais sobre o sistema organizacional e de gestão de sistema de informações gerenciais.
Desta maneira a melhoria constante passa a ser uma ferramenta muito poderosa para aqueles que desejam manter-se competitivos e a frente no mercado. É com este propósito que o este trabalho busca conhecimento sobre as disciplinas de Diagnóstico e Intervenção Empresarial, Sistema de Informação Gerencial, Estratégia Empresarial, Simulação Empresarial e Seminário Interdiciplinar com o objetivo de obter um resultado eficaz e satisfatório para as mesmas.
Sendo assim, os objetivos da produção textual e pesquisa, é fazer uma análise com a empresa, e avaliar os processos executados por ela. Analisando, de acordo com a região onde atua suas estratégias gerenciais e possíveis mudanças favoráveis.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A estratégia se trata de um mecanismo de defesa com todas as forças competitivas que estão presentes no mercado atuando de forma a aumentar o retorno dos investimentos realizados,ou então diminuir suas chances de sucesso, se caso não for bem elaborada, conforme (Porter 2004).
Sabe-se que existem 3 estratégias genéricas de Porter em que podemos perceber a forma como as empresas buscam uma maior fatia de mercado, trazendo para dentro das organizações novos consumidores. São elas: Liderança em custo é uma estratégia no qual a empresa baseia-se na redução de custos para que a empresa tenha uma maior participação no mercado, ou seja custos mais baixos otimizam a competição diante dos concorrentes. A diferenciação é aquela em que a empresa oferece aos seus consumidores produtos ou serviços com a qualidade desejada mas possuindo características específicas ou diferentes em relação aos concorrentes neutralizando-os deixando aberta entradas para novos consumidores. Ainda temos a estratégia do Foco ou Enfoque, esta possui a característica que visa um nicho de mercado em especifico e direciona todas as suas forças para suprir as necessidades destes consumidores, abordando assim a liderança em custo ou diferenciação no mesmo ambiente.
O processo de tomada de decisão em uma organização consiste no poder de escolher qual o caminho a ser seguido pela empresa por um determinado período de tempo, sendo que estas evoluíram a cada processo. Para isso inicia-se diagnosticando o problema, e analisando a situação que precisa de solução, ao mesmo tempo em que a concepção ou seja, a criação de alternativas que irão solucionar o problema estejam em andamento para então decidir qual será a melhor forma para que o problema seja resolvido.
Neste contexto temos as decisões programadas que são as repetitivas, aquelas são são de rotina, estas não necessitam de grande ênfase para solucioná-las, e as não programadas necessitam de solução através de gestores situados do problema para que no momento certo seja estabelecido a nova condição imposta para o problema. Lembrando ainda que para qualquer tomada de decisão é necessário que as organizações se mantenham a frente de todos os dados atualizados da empresa e do mercado onde atuam para que assim seja mais eficiente o processo decisório da resolução dos problemas organizacionais.
Segundo Kotler (2000), existem características importantes para serem levadas em consideração na organização, em relação ao ambiente interno, os pontos fracos e fortes de uma empresa se relacionam aos seus recursos. Incluem os recursos humanos (experiência, capacidades, conhecimentos, habilidades e julgamento de todos os funcionários da empresa), os organizacionais (os sistemas e processos da empresa, inclusive suas estratégias, estrutura, cultura, administração de compras/materiais, produção/operações, base financeira, pesquisa e desenvolvimento, marketing, sistemas de informação e sistemas de controle) e físicos (instalações e equipamentos, localização geográfica, acesso a matérias-primas, rede de distribuição e tecnologia e ambiente externo onde, toda empresa existe dentro de uma complexa rede de forças ambientais. Todas as empresas são afetadas por tendências e sistemas político-legais, econômicos, tecnológicos e sociais. Juntos, esses elementos formam o macro ambiente das empresas.
...